« VOLTAR

mostra | projeto mcb + boomspdesign

Desde 2013, o Museu da Casa Brasileira, em parceria com o BOOMSPDESIGN, iniciou uma série de instalações de balanços no jardim do Museu, projetados por designers e arquitetos brasileiros de diferentes gerações. Com inauguração no dia 13 de agosto, a nova temporada da mostra Projeto Balanço MCB+BOOMSPDESIGN traz uma retrospectiva dos 11 balanços e lançamento de dois inéditos, assinados por Ruy Ohtake e Hugo França. O evento começa às 11h e tem entrada gratuita.

O objetivo do Projeto é despertar as memórias lúdicas e afetivas da infância, resgatando as brincadeiras em parques, praças e outros ambientes abertos. Apesar de fazer parte do nosso imaginário, o balanço é um mobiliário um tanto esquecido por parte de fabricantes e profissionais. Este ciclo de instalações privilegia a produção do design nacional e a vivência com a natureza. “O balanço é um do itens do mobiliário de que mais gosto, por despertar muitas memórias boas da minha vida e por ter diversas possibilidades de uso. Em minha infância, toda casa tinha um balanço no quintal, que era usado por todas as pessoas, fosse para brincar, descansar ou namorar. Isto já não é tão comum, mas torço para que retomemos esse hábito, que nos convida a dar pequenas desconectadas e nos aproxima da natureza”, comenta Hugo França.

Participaram do ciclo Projeto Balanço MCB+BOOMSPDESIGN o balanço “Bodocongó”, de Sérgio Matos; “Sobra”, de Zanini de Zanine; “Trama”, de Renata Moura; “Noar”, de Carol Gay; “Cocar”, do coletivo PAX.ARQ; e “Amor Perfeito”, da Marcenaria Baraúna. Entre novembro de 2014 e abril de 2015, o designer Paulo Alves apresentou o balanço “Atibaia”, criado em conjunto com Luis Suzuki a partir da cadeira homônima, projeto desenvolvido pela dupla que foi 1º lugar na categoria mobiliário do 23º Prêmio Design MCB. O designer Alander Espécie trouxe, entre abril e junho de 2015 o balanço “Migramach”, desenvolvido em trama de macramê. Entre junho e setembro do mesmo ano, ficou em cartaz o balanço “Ibira”, do estúdio Tri Design, composto por três cilindros de madeira Cumaru, matéria-prima certificada resultante de manejo sustentável. Antes do balanço “Ajuá”, o arquiteto e designer Rodrigo Ohtake expôs no MCB o balanço “BC”, feito com perfil tubular de aço e assento de tela sintética.

A inauguração da mostra “Projeto Balanço MCB+BOOMSPDESIGN” será realizada junto à inauguração de outras duas exposições: “Design Mirim” e “Hugo França: Escalas em Contraste”. O evento está no calendário do Design Weekend!

Sobre o BOOMSPDESIGN Idealizado por Roberto Cocenza, o BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, reúne anualmente nomes consagrados no mercado nacional e internacional para discutir arquitetura, design e arte. O evento traz ao Brasil conteúdos e experiências destacadas no cenário mundial.