« VOLTAR

MOSTRA | 30º PRÊMIO DESIGN MCB

O Prêmio Design MCB é a mais tradicional e prestigiada premiação de design do Brasil. Realizado pela instituição desde 1986, o Prêmio conta com uma história que reflete a trajetória da consolidação da identidade do design nacional.

A edição de 2016, que celebra a 30ª edição do Prêmio, recebeu 640 inscrições e contempla vencedores nas categorias Construção, Eletroeletrônico, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transporte, Utensílios e Trabalhos Escritos.

Celeiro de talentos e pódio para a consagração de profissionais, o Prêmio Design MCB traça anualmente um panorama da produção contemporânea brasileira em categorias que abrangem o design de produtos e a produção escrita, acadêmica e editorial ligada ao segmento.

Já foram revelados e/ou consagrados pela iniciativa grandes nomes do setor, como o ícone da arquitetura e do urbanismo nacional Paulo Mendes da Rocha, que venceu a primeira edição do prêmio, em 1986, com sua Poltrona Paulistana. 

Como parte da celebração do 30º Prêmio, foi lançado o Livro Prêmio Design MCB (1986-2016), escrito por Chico Homem de Melo, Marcos da Costa Braga e Maria Cecilia Loschiavo, que reflete sobre a trajetória do Prêmio e o design brasileiro nesses 30 anos.

Além disso, a série Pioneiros do Design Brasileiro, que acompanha o Prêmio, homenageia o trabalho de Anísio Campos, designer que criou mais de 15 automóveis entre 1960 e 1990.

No dia 26 de novembro, o público conheceu a forma de avaliação do júri, os critérios adotados e o processo produtivo dos premiados no Encontro com o júri e premiados.

Cerimônia de premiação e abertura da exposição: 24 de novembro, quinta-feira às 19h30 – entrada gratuita (sujeita à lotação)
Visitação: até 15 de janeiro de 2017

Na mesma data será realizada a abertura da exposição Coleção MCB – novas doações

Sobre o Prêmio Design MCB
Realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Prêmio Design MCB entra em sua 30ª edição. O prêmio deu início à primeira fase de sua edição comemorativa de 30 anos com o Concurso do Cartaz, cujo vencedor inspirou toda a identidade visual da edição de 2016. Neste ano, o MCB realizou a exposição inédita Mostra do Concurso do Cartaz, com todos os cartazes participantes do concurso, que puderam ser avaliados e votados pelo público entre 7 e 22 de maio. O Prêmio conta hoje com sete categorias de produtos: mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis, eletroeletrônicos, equipamentos de construção e equipamentos de transporte, todos com modalidade produto e protótipo. Além disso, também há a categoria trabalhos escritos, nas modalidades trabalhos publicados e trabalhos não publicados. Participarão da exposição 30º Prêmio Design, com abertura dia 24 de novembro, os 1os , 2os e 3os lugares de cada categoria, menções honrosas e outros trabalhos selecionados pelo júri.