« VOLTAR

Museu da Casa Brasileira na SP-Arte 2018


De 11 a 15 de abril, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, participa da 14ª edição da SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, mais importante evento do setor na América Latina, com a participação de galerias expoentes no mercado das artes provenientes de 16 países. O Museu estará presente no segmento da feira dedicado especificamente ao design, no terceiro andar do pavilhão, em que estarão 33 expositores, entre lojas especializadas, antiquários e designers independentes.

Durante os cinco dias do evento, o MCB apresentará em seu estande oito peças, representativas da diversidade tipológica e temporal de seu acervo, que contempla mobiliário e utensílios contemporâneos, modernos e históricos. A seleção expressa o esforço de requalificação da coleção que vem sendo feito nos últimos anos, por meio da implementação de uma Política de Gestão de Acervo embasada na qual a instituição estimula doações da sociedade civil; algumas das peças recebidas estarão expostas no espaço. Futuras doações ao Museu poderão ser realizadas a partir do projeto “Amigos do MCB”, em processo de implantação neste ano.

Em parceria com a Dpot, haverá ainda uma sala de estar onde o MCB acolherá os visitantes da feira, composta por cinco peças selecionadas em diversas edições do Prêmio Design, e que continuam em produção e comercialização, além de cinco trabalhos escritos e três exemplares de diferentes categorias e colocações, representando a 31ª edição da premiação, realizada em 2017.

Catálogos do MCB estarão disponíveis para retirada com valor sugerido para doação. A Editora Olhares estará presente vendendo o livro “Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – Trinta Edições”, editado em parceria com o museu, além de títulos que foram finalistas ou premiados no Prêmio Design, ou lançados no MCB.

Serviço:

Museu da Casa Brasileira na SP-Arte

11 de abril, quarta (prévia para convidados)

12 a 14 de abril, quinta a sábado, das 13h às 21h

15 de abril, domingo, 11h às 19h

 

Pavilhão da Bienal

Parque Ibirapuera, portão 3

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n

São Paulo, Brasil

Estacionamento no Parque com Zona Azul

 

Ingressos

Inteira: R$ 45

Meia proporcional: R$ 20

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.