« VOLTAR

MERCADO MANUAL 5ª EDIÇÃO - ESPECIAL DIA DAS MÃES

Nos dias 06 e 07 de maio, entre as 10h e 20h, acontece o Mercado Manual – Edição Dia das Mães, com realização do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Floristas Produções. Com entrada franca, o evento traz expositores de artesanato contemporâneo, apresentações musicais, atrações infantis, oficinas e praça gastronômica, sendo uma ótima oportunidade para passar o dia no terraço e jardim do museu, e também para encontrar um presente exclusivo para o Dia das Mães.

O Museu da Casa Brasileira, único museu do país voltado à arquitetura e ao design, e a Floristas Produções realizam o evento para divulgar o design autoral e fortalecer a produção artesanal, valorizando e incentivando o trabalho de novos criadores, pequenos produtores e artesões.

“Através da realização do Mercado Manual, o Museu da Casa Brasileira propicia o contato direto com o consumidor final, viabilizando a comercialização para pequenos produtores e artesões, que certamente encontrariam dificuldade de escoamento através dos canais convencionais de distribuição”, afirma Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

História
Desde sua primeira edição, em dezembro de 2015, o número de visitantes do Mercado Manual mais que duplicou, assim como o número de expositores, que acompanhou esse crescimento. “Nesse período, percebemos o quanto o nosso trabalho é importante para incentivar o artesão contemporâneo e consumo consciente. Escolhemos os expositores, que já se tornaram nossos parceiros, com muito cuidado para entregar os melhores produtos e a melhor experiência da cultura “slow” (ou, como chamamos, da cultura feita à mão) aos nossos visitantes, que, além de crescerem a cada edição, se tornam fiéis ao nosso evento”, avalia Daniela Scartezini, fundadora da Floristas Produções.

Atrações
Serão mais de 100 expositores distribuídos pelo terraço e jardim do Museu, selecionados por uma curadoria que preza por produtos autorais, feitos artesanalmente e em pequena escala. Os visitantes encontrarão itens de design para casa, cosméticos, joias, acessórios, moda e produtos infantis, todos feitos com a preocupação com a funcionalidade e a excelência de materiais e acabamento. As oficinas, realizadas durante os dois dias de evento, são todas gratuitas, e as apresentações musicais ao vivo constroem um ambiente de festival. Conheça abaixo os expositores, oficinas e apresentações musicais.

Expositores
Vestuário, joias e acessórios: 3JOLIE; Alab; A MAFALDA; Artéria; Carô Chapelaria; Camila Cutolo; Catarina Mina; Cisô; Comas; Crua Design; D-AURA; Ecletnica; Eulíricas; Iracema; Feixe Acessórios; Fina Oficina; Gypso; Greta; Huge; Juliana Veinert; João de Barro Botinas; Kasulo; KOM; Lama Jewerly; Laura Mallozi; Luna Kajiya; Na Praia; Naisha Cardoso; Nathália Sada; OKAN; Pati Motta; Priscila Pini; Rudá; Santa e Nuvem; Señorita Galante; Sunset Wood; Thabata Plapler; Voyage Voyage Vintage; Papelaria e livraria: Amora Papel; Casa, arte e decoração: Carolina Delleva; Barini Design; Casa Dobra; Cauda Gravuras; Clau Gonzaga; DaHorta; Eduardo Sancinetti; Estúdio Pochoir; Estúdio Plume; Flavia del Pra; FLORINDA; Juliana Vomero; IL Casalingo; Lüsboa Candeeiros; M.O.A; Studio Pamelitas; Thais Mor; Valeria Grywacz; Saúde e bem-estar: BOA; Jaci Cosméticos Naturais e Veganos; Minerai; Primeira Folha; Sal do Beija-Flor; Therapy; Velas Basile; Infantil: Atelier cui cui; Lolô; Mamatuka; Nó & Nó; Petit Retrô; Pink Punk; Gastronomia: Ketchup Strumpf; MEЯMELƎIA; Tea & Art; Vitoria Dworecka; Praça Gastronômica: Caminhoneta Gourmet; Capucine Cuisine; BICA – Torradores  de Café; Booz Kombucha; Canaille; Matiz; Mon Nid; Graxa; OCabral; O Tradicional Cuscuz Paulista; Ubá; RUAA; Naked; Frida & Mina; Lisboeta; Kinky Brownie; Capitu; Cheers.

Oficinas

Sábado, 6 de maio

- durante todo o dia: Erê Lab empresa que desenvolve objetos lúdicos e oficinas para participação das crianças no urbanismo.

- das 12h às 13h: Cosmetologia Natural com Manu, Sal do Beija Flor

Além de conversar sobre os benefícios dos cosméticos sem elementos químicos e os efeitos da aromaterapia, serão feitas algumas receitas de esfoliantes, desodorante, perfume botânico, lip balm e escalda pés.

- das 14h30 às 16h: Tecelagem Manual com Coletivo Makra

Macramê é uma técnica de tecelagem manual, que não utiliza agulhas. O workshop proporciona um contato inicial com essa prática, passando por um tipo de nó, uma técnica de acabamento e uma possibilidade de fecho de peça.

Domingo, 7 de maio

- durante todo o dia: Erê Lab empresa que desenvolve objetos lúdicos e oficinas para participação das crianças no urbanismo.

- das 12h às 13h: Cultivo Afetivo com DaHORTA
Os participantes aprendem o passo-a-passo para montar sua própria horta em objetos reutilizados, passando pelos principais conceitos de cultivo de temperos, ervas e suculentas.

- das 14h30 às 15h30: Velas Naturais com Therapy
A oficina de velas naturais usa ceras vegetais e óleos essenciais, e ensina desde a escolha de matérias-primas até a combinação dos elementos e a técnica de execução.

- das 16h30 às 19h30: Crochê “DePendurar” com Coletivo Nalã
Através da técnica de tear de papel, cada participante pode confeccionar sua própria arte têxtil “de pendurar” e inventar outros fazeres.

Programação musical

Sábado, 6 de maio

- das 13h às 14h – Música infantil | Cris Barulhins – Planeta Peteca
O grupo apresenta um repertório com canções autorais e da cultura popular brasileira, como cacuriás, congadas, toadas de capoeira e sambas, e interage com o público por meio de brincadeiras propostas para cada música.

- das 16h às 17h – Música | Forrobodó do Zé
Junto com Ed Woiski na guitarra baiana, Noa Stroeter no baixo elétrico e João Fidelis na bateria, o cantor e compositor Zé Leônidas apresenta um show descontraído e dançante, inspirado na brasilidade do forró, samba, frevo e outras bases rítmicas de nosso acervo cultural. No repertório, composições autorais inéditas e de parceiros importantes em sua trajetória musical.

- das 18h às 19h15 – Música | Delleva
Formado em 2015, o quarteto apresenta música autoral indie. Com influências do movimento musical atual de São Paulo e de grupos internacionais como Massive Attack, Hindi Zahra e Blundetto, Delleva desenvolve um trabalho autoral resultante da trajetória musical de cada um dos integrantes, com uma apresentação que busca fazer um mergulho em nossos sentidos. O quarteto é formado por Carolina Delleva (voz), Daniel Doctors (baixo), Allen Alencar (guitarra) e Rafael Oliveira (bateria).


Domingo, 7 de maio

- das 13h às 14h – Música infantil | Duo Badulaque
Daniel Ayres e Julia Pittier, integrantes do grupo Palavra Cantada, apresentam um repertório autoral, com arranjos compostos a partir da utilização de instrumentos não convencionais, percussão corporal, sapateado, violão elétrico, piano e efeitos eletroacústicos. As letras das músicas focam na criatividade, na curiosidade e na inteligência da criança.

- das 16h às 17h – Música | Lamérica (paticipação especial de Marina de La Riva)
O trio formado pelo músico chileno Camilo Zorilla e pelos brasileiros Emiliano Castro e Daniel Doctors apresenta um repertório que viaja pela América Latina e alcança raízes na Espanha, África e Portugal. A apresentação conta com a participação da cantora Marina de La Riva, que transita entre o MPB e a música latino-americana e já recebeu o prêmio APCA de cantora revelação pelo seu primeiro CD, ‘Marina de La Riva’.

- das 18h às 19h – Música | Semiorquestra
Com uma formação composta por sopros, percussões e cordas, a Semiorquestra apresenta um repertório eclético, com composições autorais e releituras de temas da música brasileira. O grupo encerra a programação do Mercado Manual criando uma atmosfera dançante e criativa, reunindo referências da música instrumental das composições de Hermeto Pascoal, música contemporânea e seu apreço pelas dissonâncias, samba-reggae, e gêneros mais tradicionais como a guitarrada e o carimbó.

6 e 7 de maio, sábado e domingo, das 10h às 20h – entrada gratuita (sujeita à lotação)

Prefira o transporte público
A 15 min do metrô Faria Lima
Bicicletário com 42 vagas
Estacionamento pago no local – Preço único: R$ 40,00

Realização: MCB e Floristas Produções