« VOLTAR

MERCADO MANUAL - 3ª EDIÇÃO

Com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho da comunidade de novos artesãos e incentivar o empreendedorismo, o Museu da Casa Brasileira realiza a 3ª edição do Mercado Manual em parceria com a Floristas Produções. O evento ganha ares de festival com apresentações musicais, atrações infantis, oficinas e gastronomia. A entrada é gratuita, das 10h às 20h, nos dias 2 e 3 de setembro.

O MCB vem fortalecendo sua programação com a inclusão do terraço e jardim, chamando o público a utilizar e aproveitar esses espaços ao ar livre e arborizados. As duas edições anteriores do Mercado Manual, realizadas em dezembro de 2015 e em abril de 2016, e a Feira Sabor Nacional, em julho deste ano, trouxeram um público que variou de 1 mil até 4,7 mil pessoas ao Museu em cada um dos dias.

Nesta 3ª edição do Mercado Manual, mais de 90 expositores apresentarão produtos e serviços que mostram a força e a qualidade do trabalho autoral, em itens diversos como moda, joias e acessórios, sapatos, bolsas, papelaria, fotografia, casa e bem-estar.

Durante os dois dias de evento, serão instalados no jardim os brinquedos do Erê Lab, empresa que desenvolve objetos lúdicos e oficinas para a integração entre crianças, visando a participação no urbanismo contemporâneo, e também haverá a participação do Mundo Maker, uma equipe que leva espaços de aprendizagem para trabalhar a alfabetização digital com crianças e adultos, utilizando impressão 3D, programação e marcenaria. 

O mercado se completa com ampla programação de oficinas, apresentações musicais e uma pracinha gastronômica no jardim.

Veja abaixo a agenda completa das atividades e os produtores participantes.

Expositores
Casa e Decoração: Casa Júpiter Woodwork; Naia Ceschin; DaHorta; Yarn; Casa Dobra; A Florinda; Il Casalingo; Olive Cerâmica; Renata McCartney; Cisco; M.O.A.; Matto; IdeaFixa; Cynthia Gavião; Tote; Brunna Mancuso; Os Ferreiros; Valeria Grywacz; Flux; Patricia Carvalho e Renata Levi; SouLeve; Verdin; Vesturário e acessórios: Crua Design; Dani Cury; MNML; Srta Galante; Malgosia; Deli Jewels; Gioconda; 3:AM; OKAN; Poente; Cabana; Cui Cui; Comas; Juliana Veinert; Ecletnica; Maria Sublime; Santa e Nuvem; Makra; Voyage Voyage Vintage; PP Acessórios; Ateliê Mariposas; Feixe Acessórios; Ateliê Kakau Gomes; A Figurinista; Para Dormir; Priscila Pini; Camila Sarpi; Vittoria Magnolia; Chaman; Fabi Malavazi; Piracaianas; Laura Mallozi; TieDye.me; Saúde e bem-estar: Sal do Beija-Flor; Santo Sabão; Primeira Folha; Therapy; Sabon Sabon; Papelaria e livraria: Amora Papel; Coleção das Crianças Daqui; Brinquedos: Gandaiá; Popoke; Um reino nem tão distante assim; Gastronomia: Vitória Pães Artesanais; Casa Di Zocchio; Strumpf; P de Pimentas Falafeando; Praça de alimentação: SSimplesmente; Santinho; Nhoc Nhoc; O menino do quintal; RUAA; O Tradicional Cuscuz Paulista; PegLeve; da Momô; Cia Orgânica; Capitu; Los Mendozitos; Frida & Mina; Natural Cookies; Os Maravilhosos docinhos da Jé; Lisboeta; Isidoro; Kinky Brownie; Cheers.


Sexta-Feira, 2 de setembro

Durante todo o dia:
- Brinquedo para crianças da Erê Lab
- Mundo Maker: espaço de alfabetização digital para crianças, adolescentes e adultos, com pedagogia que une programação, impressão 3D e marcenaria.

11h30 – Oficina | A Ressurreição das Roupas: oficina cápsula de supraciclagem
Os participantes são convidados a trazer camisas velhas para transformá-las em peças femininas. Orientada por Agustina Comas.
 12h30 – Música | Pablo Sganza
Sganza apresenta o projeto “Pó de nuvens nos sapatos”, uma rica mistura de ritmos brasileiros com grande influência de elementos do reggae e sonoridades diversas, colhidas em suas andanças pelo mundo.
13h30 – Oficina | Serigrafia com estêncil
Noções básicas de estamparia e um pouco da história da serigrafia e suas aplicações no mercado comercial. Orientada pela equipe do MOA Estúdio.
14h30 – Oficina | Tricô
Apresentação de técnicas de tricô e crochê com a Señorita Galante.
15h30 – Oficina | Cultivo Afetivo
A equipe do DaHorta ensina como fazer a produção de uma pequena horta.
16h30 – Música | Brasileirinhos
Baseada nas canções do álbum “Brasileirinhos – música para os bichos do Brasil”, a apresentação é um passeio pela fauna brasileira com canções, histórias e curiosidades sobre esses animais, sempre com leveza e bom humor, procurando cativar as crianças e despertar sua curiosidade com a graça das canções.
18h30 – Música | LaMota
Iniciado pelo violão erudito, André Mota apresenta um show instrumental autoral. A apresentação traz a fusão de diferentes gêneros musicais, como a música popular brasileira, o rock, o blues, o jazz e o reggae.

Sábado, 3 de setembro

Durante todo o dia:
- Brinquedo para crianças da Erê Lab.
- Mundo Maker: espaço de alfabetização digital para crianças, adolescentes e adultos, com pedagogia que une programação, impressão 3D e marcenaria.

10h30 – Oficina | Macramê
O publico é convidado a produzir seus próprios acessórios usando a técnica de macramê, que não depende de nenhum tipo de ferramenta e possibilita a criação de uma infinidade de peças através da junção de nós. Orientada por Makra.
11h30 – Música | Ondina
Movido pela ideia de experimentação e diluição de fronteiras, o projeto Ondina é formado por Sole Yaya (harpa), Andre Nardi (oboé) e DJ K_ri (discotecagem). Esta união revela a pesquisa por sonoridades, paisagens musicais e a busca pela ressignificação dos instrumentos clássicos, colocando-os em destaque sobre diferentes tipos de base, da música eletrônica à black music.
12h45 – Música | Lenna Bahule Quartet
O Bahule Quartet traz os aspectos mais ancestrais da percussão e da canção Moçambicana, ao mesmo tempo em que propõe abordagens que contemplam os caminhos modernos da harmonia e da rítmica.  Esse amplo escopo de criação vem de uma pesquisa realizada em torno de ritmos e sonoridades internacionais, que resultou na fusão de referências tribais e rítmicas africanas ao variado universo da música brasileira, incluindo, também, elementos da música erudita e do jazz.
14h – Oficina | Coletivo Agulha
Oficina para aprender ou aprimorar a técnica de crochê e trocar informações. Orientada pelo Coletivo Agulha.
14h40 – Música | Trupe Pé de Histórias
A Trupe Pé de Histórias apresenta o espetáculo “Conto dos Pássaros”. Livremente inspirado no livro “Mil Pássaros pelos Céus”, da Ruth Rocha, o show conta uma história de uma cidade, uma menina e muitos pássaros.
15h40 – Oficina | Caixotinhos de Madeira
Criação de caixinha de madeira para acondicionar garrafas. Orientada por Daniel Bernadinelli.
16h40 – Música | Desa
A cantora e compositora alogoana Desa apresenta seu primeiro álbum, “Desanuviar”, com influências que vão do rock ao baião e com inspiração nos sons da rua, no barulho, no silêncio, e na não aceitação dos padrões impostos.
18h – Música | Batanga & Cia
Formada por músicos multi-instrumentistas cubanos e brasileiros, a banda traz o ritmo Batanga, apresentado em 1952 por Bebo Valdés, em Cuba, e recria em suas apresentações a atmosfera das descargas (jam sessions) das casas de jazz da Havana dos anos 40 e 50.  O repertório é composto por composições autorais, trazendo o conceito inicial da banda para um contexto musical/cultural mais contemporâneo, mantendo o uso de instrumentos afro-cubanos como os tambores Batá.