« VOLTAR

MCB participa da 11ª Primavera dos Museus com destaque para exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’

Com a missão de valorizar a memória institucional e incentivar museus e entidades culturais a refletir sobre processos e resultados, acontece entre os dias 18 a 24 de setembro a 11ª Primavera dos Museus. Neste ano, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, participa da programação com a mostra “Diálogo Design: Polônia Brasil”, atividades educativas e show do grupo Zikir.

O tema da 11ª Primavera dos Museus, “Museus e suas Memórias”, tem como objetivo central destacar a importância de se valorizar a memória institucional como elo essencial nessa ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação, que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais – e que tem no museu um importante ponto de conexão.

Segundo mapeamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Brasil conta com mais de 3,7 mil museus e instituições culturais. Além disso, no próximo ano será comemorado os 200 anos da criação da primeira instituição museal brasileira, o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro.

Confira abaixo as atividades do MCB que farão parte da 11ª Primavera dos Museus:

- Exposição Diálogo Design: Polônia Brasil | Visitação até 22 de outubro

Com a curadoria de Magda Kochanowska, Gabriel Patrocínio e Ewa Solarz, a exposição apresenta um diálogo entre a produção brasileira e a polonesa por meio do design gráfico e de produto. Após uma temporada em Brasília e outra no Rio de Janeiro, a mostra chega a São Paulo no Museu da Casa Brasileira e conta também com uma exposição inédita de peças de Jorge Zalszupin.

- A Casa Estampada | 19 de setembro, às 11h

A artista Monica Schoenacker oferecerá ao público passante na calçada do MCB noções básicas de serigrafia e, enquanto isso, o participante poderá estampar uma peça em um pano de prato para levar para casa.

- Desenho Sua Casa | 20 de setembro, às 10h30

Marcos Gorgatti, artista educador do MCB, faz um desenho da casa do participante a partir de uma descrição afetiva ou de uma fotografia. A imagem desenhada poderá ser levada para casa como uma recordação.

- Que Objeto é Esse? | 21 de setembro, às 11h

Pessoas que passam na calçada em frente ao MCB serão convidadas à oficina de observação, focada em objetos domésticos de uso cotidiano. A orientação é da artista Aline Van Langendonck.

- Música no MCB – Show Zikir | 24 de setembro, às 11h

O show do trio Zikir, chamado de Rota da seda, é uma viagem musical que, por meio de canções e melodias, passeia por várias partes do Oriente, utilizando instrumentos tradicionais que criam uma textura musical única e rica em timbres, ritmos e melodias.

 

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.