« VOLTAR

Dia das Crianças no MCB


No Dia das Crianças, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio de A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, apresenta uma programação especial, a partir das 10h, com entrada gratuita. Em 12 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Leitura e, para comemorar ambas as datas, três livros infantis serão lançados no MCB.

O dia começará com a oficina ”Contacriação: as histórias do subterrâneo”, das 10h30 às 12h, na horta do Museu, desenvolvida pelo Educativo do MCB e pelas Batatas Jardineiras (grupo que participa da residência Quintal Aberto, que acontece no jardim da instituição). Na atividade, os participantes irão observar de perto a criação de solo fértil pelas minhocas e inventar histórias e aventuras das passagens dessas e de outras criaturas em seus buracos e túneis, cheios de mistério, escuridão e transformação. Não é necessário inscrição prévia.

Das 13h às 15h, iniciará a série de lançamento de livros, com “A Fazedora de Sonhos” e “Conversa com a Chuva”, da autora Betânia Farias, que contará para as crianças um pouco dessas histórias. A primeira publicação é sobre uma menina e uma senhora solitárias, que vivem em um lugar tomado por prédios, mas uma casa antiga no final da rua as leva a começar uma aventura cheia de descobertas. A outra obra é um poema que brinca com o que provoca medo – no caso, a chuva – e como é possível enfrentar aquilo que bloqueia ou paralisa.

Em seguida, das 16h às 18h, o autor Thiago Franco e o ilustrador Alisson Ricardo lançam “O Rei Careca”. Com ilustrações coloridas, o livro conta a história de um jovem rei que não tinha cabelos e, por isso, sentia vergonha e pensava que não poderia fazer amizades. O autor também narrará o livro para os presentes.

Além da oficina e dos lançamentos, as crianças e seus pais ou responsáveis legais poderão conferir as exposições em cartaz Indústria Artesanal – atelier oï, Peconheiros, Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado e o painel Nossa Casa. No jardim, também haverá food bikes para as refeições em família.

SERVIÇO:
Dia das Crianças no MCB
12 de outubro, sexta-feira

Programação:
- Das 10h às 18h: Exposições em cartaz – Indústria Artesanal – atelier oï, Peconheiros, Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado e o painel Nossa Casa.
- Das 10h30 às 12h: Oficina ”Contacriação: as histórias do subterrâneo”, Educativo MCB.
- Das 13h às 15h: Lançamento dos livros “A Fazedora de Sonhos” e “Conversa com a Chuva”, da autora Betânia Farias e contação de histórias.
- Das 16h às 18h: Lançamento do livro “O Rei Careca’ e contação de história com o autor, Thiago Franco.
Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727