« VOLTAR

3ª Mostra de Museus

Iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo reúne seus 19 museus para expor sobre aspectos da diversidade do patrimônio cultural presente em cada um deles, como o Museu da Casa Brasileira, o único museu do país voltado à arquitetura e ao design. A 3ª Mostra de Museus será realizada no Parque Água Branca, dia 17 de setembro, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

A programação do MCB conta com duas oficinas, Desenho sua casa (no estande do museu) e A casa estampada (na praça). São atividades concebidas pelo Educativo MCB que começaram a ser realizadas este ano na calçada do museu, na avenida Faria Lima. As atividades na calçada têm o propósito de interagir com o público passante, um público que não é do museu, de forma que essas pessoas também participem e reflitam sobre o tema do MCB, a casa brasileira, relacionado com suas experiências e sua vida.

A seleção dessas oficinas à 3ª Mostra de Museus tem o propósito de reforçar a interação do museu com um público novo, de convidar essas pessoas a conhecer um pouco das ações do Museu da Casa Brasileira, e, principalmente, chamá-las à reflexão. 

Desenho sua casa

10h às 12h e 14h30 às 16h30 | Stand 04
A partir de uma descrição afetiva ou uma fotografia, a artista Helena Kuasne desenha a casa dos participantes. A ideia é que o público contribua com o principal tema do MCB: a casa brasileira.
A casa estampada
10h às 12h e 14h30 às 16h30 | Praça
A artista Mônica Schoenacker oferece noções básicas de serigrafia e o participante pode estampar imagens de peças do acervo do MCB em panos de prato para levar para casa.

Programação Mostra de Museus
Além das atividades nos estandes de cada um dos Museus, há uma agenda com dezenas de atividades na programação cultural: oficinas de arte, vídeo e fotografia, jogos, contação de histórias, exibição de filmes, shows de dança e de música.

Participam da mostra os seguintes museus da capital paulista: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Estação Pinacoteca, Pinacoteca de São Paulo, Paço das Artes e Museu da Diversidade Sexual. O Museu Geológico Valdemar Lefèvre, que fica dentro do Parque da Água Branca, também participará este ano, com visita mediada das 10h às 17h. 

Representantes do interior e litoral também marcam presença: Museu do Café (Santos), Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).

Os visitantes poderão vivenciar em um único dia as histórias, culturas e a diversidade temática de todas as instituições participantes, e também receberão um exemplar do “Passaporte dos Museus”, que dá direito a uma entrada gratuita em cada um dos museus do Governo do Estado de São Paulo por tempo indeterminado. Veja abaixo a programação no palco e coreto. A programação completa está disponível no site www.cultura.sp.gov.br/mostrademuseus/index.html


PALCO 
13h00 às 14h00 |Dica do Barista| Museu do Café 
Atividade com dicas de como se fazer um bom café em casa, com degustação gratuita ao final. Livre. 
  
16h00 às 17h00 |Contação de histórias “Aos pés do Baobá”| Museu Afro Brasil 
Contação de histórias com narrativas africanas e afro-brasileiras para toda família. Livre. 

CORETO 
11h00 às 12h00|Contação de Histórias: O Edifício e suas Memórias| Memorial da Resistência 
Por meio de painel magnético e material multissensorial será contada a história do edifício-sede dos museus Estação Pinacoteca e Memorial da Resistência, que abrigou em 1914 o depósito e armazém da Estrada de Ferro Sorocabana e na ditadura militar, o Deops/SP. Livre. 

12h00 às 13h00| Jogo “Cumé quié”| Museu da Imigração 
Atividade discute diferenças de sotaques e expressões entre regiões do Brasil. Livre. 

13h00 às 14h00|Construção de mini terrário| Museu Catavento 
Oficina com explicação de como elaborar um mini ecossistema e construção de terrário. Até 20 participantes. Livre. 

14h00 às 14h30| Técnica “Café Globinho”| Ação em parceria entre Museu do Café e  Catavento 
Nesta atividade será a apresentada preparação de um café como um experimento científico. Livre. 

14h30 às 15h30| Cartas de amor. Quem nunca mandou uma?| Casa Guilherme de Almeida         
A atividade estimula a escrita, por meio das reproduções de cartas antigas com poemas de Guilherme de Almeida escritos para sua amada esposa. Livre. 

16h00 às 16h30| Contação de Histórias “Caudi”, “Como se faz café” e “Palheta e o Ramo de Flores”|Museu do Café 
Atividade propõe uma série de narrativas de historietas. Livre.