« VOLTAR

10ª Primavera dos Museus

Museus de todo o país promovem eventos em torno do tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”.

A programação do MCB inclui atividades educativas com entrada gratuita.

Veja programação abaixo:

Oficina Casinha
21 de setembro, quarta-feira às 14h30
Inscrições gratuitas (vagas limitadas) pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou telefone (11) 3026-3913.

O morar se manifesta de diferentes formas no mundo real e imaginado. Com base em lembranças e memórias, e com referências de imagens de moradias em árvores, rochas e florestas, os participantes construirão modelos de casas com materiais não estruturados. Indicação etária: 5 anos.

Desenho sua casa
22 de setembro, quinta-feira às 10h30
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia

Em uma proposta de interação com os transeuntes, na calçada em frente ao museu, a artista Helena Kuasne desenhará a casa dos participantes a partir de uma descrição afetiva ou uma fotografia. A ideia é que o público contribua com o principal tema do Museu: a casa brasileira.

Objetos circulantes
23 de setembro, sexta-feira às 10h30
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia

Em uma proposta de interação com os transeuntes, na calçada em frente ao museu, objetos de uso cotidiano selecionados pelos educadores do MCB serão emprestados por duas semanas ao público interessado. Após esse período, o objeto deve regressar junto a uma imagem que o mostre em uso na casa do participante. A intenção é mapear os percursos de um objeto pela cidade e verificar, por registros fotográficos, o sentido que lhe é atribuído dentro das casas.

Desenho a várias mãos
24 de setembro, sábado às 14h30
Inscrições gratuitas (vagas limitadas) pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou telefone (11) 3026-3913.

A partir da observação das peças da exposição Hugo França: Escalas em Contraste, será elaborado um desenho coletivo que se desenvolve à medida que cada participante colabora com seu olhar e traço. Atividade orientada pelas educadoras Aline van Langendonck e Marisa Szpigel. Indicação etária: 7 anos.

Conversa no quintal
25 de setembro, domingo às 11h
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia

O educativo MCB convida o público para rodas de conversa no jardim a partir de temas sugeridos. No dia 25, com base na exposição Design Mirim, a conversa com a educadora Marisa Szpiegel é sobre a presença dos brinquedos em diferentes épocas e lugares.