« VOLTAR

Mesa-redonda | Plano Diretor da Cidade de São Paulo

O Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo (PDE) está em vigor desde julho de 2014, já aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Fernando Haddad. A sua completa efetivação, no entanto, depende de leis complementares regulatórias que ainda não foram definidas. Nesse quadro está a presente discussão sobre a Lei do Zoneamento, elogiada por avanços que consolidam práticas de excelência resultantes do esforço do poder público e da sociedade civil nas últimas décadas, mas também alvo de críticas estruturais e pontuais, que têm gerado sugestões de aprimoramento e mudança. Com esse cenário em destaque, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove no dia 4 de novembro às 20h, com entrada gratuita, a mesa-redonda Plano Diretor da Cidade de São Paulo com o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, e a urbanista Larissa Campagner, mediada pelo arquiteto Mauro Claro. 

Com o objetivo de ampliar o debate que ocorre no âmbito acadêmico e junto à sociedade civil, o MCB organizou a mesa-redonda com os especialistas, que contribuirão com suas práticas e experiências para elucidar as principais posições e desafios do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo (PDE). Serão abordadas questões como a função social do espaço urbano, o direito à moradia e a inclusão social por meio da apropriação da cidade, assim como as limitações e possibilidades do PDE e de suas leis complementares conseguirem frear a especulação imobiliária e melhorar o ambiente urbano. 

Além do debate, o MCB realiza, no dia 8 de novembro às 15h, com entrada gratuita, a expedição Rios e Ruas, na qual o geógrafo Luiz de Campos Jr. e o arquiteto e urbanista José Bueno conversam com o público sobre os rios urbanos no Brasil e no exterior, destacando a água como elemento central no desenvolvimento das cidades. Em seguida, eles promovem uma expedição ao redor do MCB para explorar a presença de nascentes ou riachos na região e aprofundar o sentido de pertencimento e apropriação da cidade. Ambos os eventos têm patrocínio da AkzoNobel e apoio da Atlas Cerâmica, Mackenzie e Mack Pesquisa e celebram o Dia Mundial do Urbanismo, comemorado em 8 de novembro.   

Sobre Nabil Bonduki

É Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, professor da FAU/USP especialista em planejamento urbano, relator do Plano Diretor e vereador pelo PT.

Sobre Mauro Claro
Arquiteto, graduado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo, Mauro é professor no Curso de Design da FAU-Mackenzie e líder do Grupo de Pesquisa Questões Urbanas. 

Sobre Larissa Campagner
Urbanista, Larissa Campagner é professora da FAU-Mackenzie e assessora da Associação Comercial de São Paulo, para quem tem feito estudos sobre o PDE.