« VOLTAR

INSPIRA SÃO PAULO – VIRADA DA SAÚDE

De acordo com o IBGE, 84% dos brasileiros vivem em cidades. Tal proporção demonstra que é iminente a preocupação de que o ambiente urbano seja saudável e mais sustentável. É com esse cenário em destaque, que o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e o Instituto Saúde e Sustentabilidade promovem a primeira edição do Inspira São Paulo com o tema “Saúde e Vida Urbana” que acontece dia 9 de abril como parte da programação da Virada da Saúde.

O evento reunirá 12 profissionais de diversas áreas do conhecimento para compartilhar suas histórias de transformação no ambiente urbano trazendo o público para o centro do debate com a questão: “O que faço pela cidade que quero”? 

No Inspira São Paulo, que tem patrocínio exclusivo da Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, e curadoria da Coolradoria, os especialistas convidados farão seus depoimentos por 10 minutos, totalizando cerca de 2 horas de conteúdo, que serão gravados e depois compartilhados na internet. O público presente poderá participar também de atividades pré e pós-evento, como forma de contribuir para a reflexão prática dos temas. 

Conheça a programação do Inspira São Paulo: Saúde e Vida Urbana

Meio ambiente 
As cidades são ponto central da questão ambiental do nosso país. Vamos compartilhar histórias que mostram como medidas que melhorem a sustentabilidade das cidades e trazem a qualidade da vida do homem para o centro garantirão cidades mais saudáveis e terão impactos benéficos para toda a sociedade.
Palestrante: Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica

Desafios sociais 
A qualidade de vida depende das percepções individuais, das atitudes, aspirações e sistemas de valores. Contudo, para moradores de grandes cidades essa qualidade está sendo significativamente reduzida. As deficiências no abastecimento de água e energia, a exiguidade dos espaços verdes, a pobreza, má nutrição, a segurança social e os problemas de segurança pública resultam em diversas restrições aos moradores das cidades. 
Palestrante: Evangelina Vormittag, médica e fundadora do Instituto Saúde e Sustentabilidade

Mobilidade
Um dos principais desafios das grandes cidades – a mobilidade urbana – é um tema amplo, que vai muito além dos debates sobre o trânsito, pois tem impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. A questão da mobilidade dialoga com tudo o que já lidamos, como a saúde, por conta da contaminação do ar, com a preservação ambiental, devido às emissões de gases e o planejamento urbano, em decorrência do uso do espaço. 
Palestrante: Luiz Ballas, cicloativista

Alimentação
A alimentação constitui uma das atividades humanas mais importantes, não apenas por razões biológicas evidentes, mas por envolver aspectos econômicos, sociais, científicos, políticos, psicológicos e culturais fundamentais na dinâmica da evolução das sociedades. Para estimular a reflexão do público sobre a importância e os desafios de uma boa alimentação nos grandes centros urbanos iremos trazer histórias transformadoras sobre este tema.
Palestrante: Matheus Oliveira da Silva – crítico gastronômico da favela

Enfermidades urbanas
Estudos indicam que pessoas que nasceram e cresceram em centros urbanos são mais propensas a enfermidades mentais em função do estresse, poluição, sedentarismo, má alimentação e também do isolamento social. Enquanto isso, nas periferias aumentam os casos de doenças infecciosas e parasitárias, em função das más condições de higiene. 
Palestrante: Otávio Alabarse, psiquiatra, voluntário no Médico sem Fronteiras

Arte e cidade
A arte amplia a consciência da vida, desperta reflexões, influencia pessoas a altera o humor e os hábitos em manifestações silenciosas e eficientes. Por este motivo começa a ser adotada em inúmeros projetos sociais. Vamos compartilhar com o público histórias que mostram como seu papel na formação da cidadania têm crescido.
Palestrante: Wellington Neri, artista plástico, agente marginal, articulador do movimento Imargem

Respeito à diferença
Como ser deficiente nas cidades? Como partir de um olhar e prática de respeito à diferença? Como ir além da frieza do tolerar, para conviver? Como falar, ouvir, escutar e enxergar? Essas são algumas questões que serão abordadas.
Palestrante: Ana Beatriz Pierre Paiva, atriz, co-autora do livro Mude o Seu Falar Que Eu Mudo Meu ouvir. 


Espiritualidade
A espiritualidade tem sido apontada como uma importante dimensão da qualidade de vida. Pesquisas mostram que seus benefícios incluem a maior aceitação de si e da vida; aumento da autoestima, otimismo e bom humor; percepção mais clara das situações e melhores condições de construir bons relacionamentos. 
Palestrante: José Bueno, arquiteto e urbanista, mestre na arte Aikido

Futuro das cidades
Há uma grande interrogação sobre o futuro das cidades. O processo de urbanização crescente e desordenado deixa muitas dúvidas sobre como o poder público aproximará os cidadãos ao direito à cidade. Por isso, a busca por soluções deve ser coletiva e envolver a ação de cada indivíduo. Vamos estimular o olhar para este futuro.
Palestrante: Lala Deheinzelin, artista plástica, futurista, fluxonomista e fundadora do movimento internacional Crie Futuros

Crianças e idosos
A manutenção da qualidade de vida e saúde desses públicos demanda adequada compreensão, que reúne diferentes áreas do conhecimento. No caso das cidades, as pressões são sentidas com maior intensidade pelas crianças e idosos. Reuniremos especialistas para compartilhar o que tem sido feito para esta faixa etária nos centros urbanos.
Palestrante: (crianças) João Figueiró, médico fundador da ONG Zero a Seis.
(idosos) Catalina Pagés, filósofa de 75 anos, fundadora do Círculo de Leituras

A mulher no espaço urbano
O Brasil não cumprirá os ‘Objetivos do Milênio’ promovidos pela ONU, que determinam a igualdade do gênero e a redução da mortalidade materna, condições necessárias para superar a pobreza, a fome e a doença. Por outro lado, pesquisas apontam que as mulheres sofrem mais com o estresse do que os homens. 
Debatedora: Del Mar Franco, psicóloga e estudiosa da questão de gênero.

O Inspira São Paulo é um evento gratuito e aberto a todos os interessados. 

Sobre a Virada da Saúde 2015
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e correalização do Instituto Saúde e Sustentabilidade, realiza a Virada da Saúde de 7 a 12 de abril. O evento nasce para aproximar a sociedade de ações associadas a um convívio saudável e sustentável nos grandes centros urbanos.

Divididos em quatro eixos de ação: Educação, Cultura, Bem Estar e Médico-Assistencial, o evento terá mais de cem atividades gratuitas e acontecerá simultaneamente em parques, Fábricas de Cultura, estações de metrô, centros culturais, museus e vias públicas. Saiba mais em: www.viradadasaude.org.br

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Sobre a Abbott (www.abbottbrasil.com.br)
A Abbott é uma empresa global de cuidados para saúde, dedicada à melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento de produtos e tecnologias que ampliam os limites do cuidado com a saúde.  Com um portfólio de produtos fundamentados na ciência, incluindo as áreas diagnósticos, dispositivos médicos, nutricionais e farmacêuticos estabelecidos, a Abbott está a serviço das pessoas em mais de 150 países, com aproximadamente 73.000 colaboradores. 

Presente no Brasil há 77 anos, a Abbott trabalha para proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde em todo o país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 1.400 colaboradores em áreas como produção, pesquisa e desenvolvimento, logística, vendas e marketing. As principais unidades da Abbott no país ficam em São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde está o parque fabril da empresa. 

“Na Abbott, acreditamos que pessoas saudáveis constroem comunidades mais produtivas que realizam transformações significativas. O Inspira São Paulo traz um importante diálogo sobre como as pessoas podem viver todo o seu potencial nas suas cidades”, diz Marcos Leal, diretor de Marketing da Abbott Brasil.“Apoiamos este evento para estimular o público à reflexão e à ação, para que todos possam viver mais e melhor, conectando-se com a vida na cidade de São Paulo”, completa o executivo. 

Serviço: 

Inspira São Paulo 
9 de abril às 18h30 – Entrada Gratuita 
Inscrições: cinese.me/encontros/inspira-sao-paulo

Mais informações:
Instagram: viradadasaudeMais</div><div><br></div><div><i>Inscrições (vagas limitadas): </i><a target="_blank" rel="nofollow" href="http://www.cinese.me/encontros/inspira-sao-paulo"><i>www.cinese.me/encontros/inspira-sao-paulo</i></a></div><div><i>Informações: contatoviradadasaude.org.br

Participe da nossa cobertura colaborativa. Compartilhe seu conteúdo com a hashtag
#InspiraSaoPaulo.

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano 
Tel.: (11) 3032.3727