« VOLTAR

Arq!Palestra - Triptyque: Arquitetura Sensorial


No primeiro encontro de 2018 do programa de palestras promovido pela revista Projeto, portal Arq!Bacana e Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a arquiteta Carolina Bueno, uma das sócias do Escritório Triptyque Architecture, criada há 17 anos, conversará sobre o tema Arquitetura Sensorial, no dia 4 de abril, quarta-feira, às 19h30.

Segundo a palestrante, o conteúdo abordado procura explorar a aproximação da arquitetura com as emoções e os sentidos, transformando em vida aquilo que poderia ser apenas estático e inerte. O tema da Arq!Palestra tem relação com as bases do escritório da arquiteta, que se utiliza de ferramentas sustentáveis e modernas.

O Escritório Triptyque Architecture possui duas sedes, uma no Brasil e outra na França. Os sócios iniciaram os seus projetos no exterior em 2008, após ganharem o Prêmio Nouveaux Albums des Jeunes Architectes, do Ministério Francês da Cultura (NAJA 2008). Além desse prêmio, a agência criou instalações que foram apresentadas na Bienal de Hong Kong/Shenzen (2009), no Museu Guggenheim de Nova York, no Festival of Architecture e no Victoria & Albert Museum (2010) de Londres e também está presente na coleção de longa duração do Centro Pompidou em Paris, desde janeiro 2014.

Sócios:

Carolina Bueno, Guillaume Sibaud, Grégory Bousquet e Olivier Raffaëlli

 

Projetos atuais:

No Brasil:

- Complexo Hoteleiro Matarazzo em São Paulo (em obras)

- Aeroporto executivo na região de São Paulo (em pré-executivo)

- Condomínio com nove casas de praias em Trancoso (em finalização)

- Retrofit de uma escola em edifício tombado em São Paulo (em desenvolvimento)

- Centro Cultural na antiga fábrica Kaiser em Ribeirão Preto (em desenvolvimento)

- Revitalização da praça Largo do Arouche (em início de obras)

 

Na França:

- Urbanismo das beiras nas fronteiras Francesa, Suíço e Alemã em Huningue (vencedor do concurso)

- Hotel no sul da França perto de Saint Tropez (pre-executivo)

- Centro uso misto de saúde e hotel em Paris (pre-executivo);

- Condomínio em DOM TOM (em desenvolvimento)

- Centro de saúde na região de Arcueil (Paris), vencedor do concurso “Inventons la métropôle du Grand Paris” (Outubro 2017)

 

SERVIÇO

Palestra: “Arquitetura Sensorial”

Data: 04 de abril de 2018, quarta-feira, das 19h30 às 22h

Inscrições: www.arcoweb.com.br e www.arqbacana.com.br.

Valor da inscrição: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)

Capacidade: 150 pessoas

  

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.


Museu da Casa Brasileira 
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727
Próximo a estação Faria Lima do metrô – Linha Amarela