« VOLTAR

Arq!Palestra | "Os desafios pós-formação, o coletivo de arquitetos e a opção pelos projetos públicos"

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e o portal ARQ!BACANA realizam, em 16 de dezembro às 19h30, a última edição de 2015 do ciclo de palestras sobre arquitetura e urbanismo. Com o tema “Os desafios
pós-formação, o coletivo de arquitetos e a opção pelos projetos públicos”, o evento, apoiado pela AEA Educação Continuada (empresa especializada em treinamento para arquitetos, engenheiros, designers e técnicos da construção civil), terá como convidados os arquitetos do escritório 23 Sul: André Sant’Anna da Silva, Gabriel Manzi, Ivo Magaldi, Lucas Girard, Luís Pompeo, Luiz Florence, Moreno Zaidan Garcia e Tiago Oakley.

Durante a palestra, os arquitetos abordarão projetos em diferentes escalas e tipologias, como estudos para concursos públicos, mobilidade urbana e planos urbanos, obras institucionais, culturais, conjuntos habitacionais, entre outros. Eles contarão ainda como criaram um ambiente para troca de experiências, ideias e críticas, baseada em uma prática da arquitetura ligada à dinâmica de trabalho rotativo que integra a contribuição de observadores externos. A importância do espaço físico para aplicar esse método de trabalho também será um assunto abordado, já que, atualmente, o escritório funciona em um galpão único e contínuo, sem divisões, que permite a interação entre os arquitetos. Adequado aos requisitos do mundo contemporâneo, o formato inovador rendeu ao coletivo o prêmio “New Practices” no final de 2010, concurso criado pelo American Institute of Architects (AIA) em parceria com o IAB-SP destinado a empresas com até dez anos de mercado. 

As inscrições estão abertas pelo site www.arqbacana.com.br ou pelo telefone 11 3154-3838, no valor de R$ 40,00, ingresso individual, e R$ 20,00 para grupos de 5 ou mais pessoas, com cortesia para o professor que levar mais de 5 alunos pagantes.

Realizado desde 2010, o ciclo de palestras MCB-ARQ!BACANA tem como objetivo promover o debate e a reflexão sobre a produção contemporânea da arquitetura, design, paisagismo e urbanismo. A partir do 2º semestre de 2015, o projeto conta com a parceria de conteúdo da ARCO Editorial, empresa de comunicação que assumiu a operação do portal ARQ!BACANA.

Sobre o escritório 23 Sul Arquitetura
Com sede em São Paulo, o 23 Sul Arquitetura é uma organização de arquitetos e urbanistas formados pela FAU-USP e pesquisadores. Desde 2006, participa de projetos voltados à ampliação da infraestrutura de transporte público em diversos municípios brasileiros. Em parceria com empresas e secretarias dos setores público e privado, desenvolve planos de mobilidade urbana e estudos de desenvolvimento urbano.

Sobre o Portal ARQ!BACANA
O ARQ!BACANA é um portal de notícias que celebra a cultura da arquitetura, do urbanismo, do design e do projeto de interiores, sendo fonte de consulta constante de profissionais e estudantes da área. Com publicações diárias de conteúdos técnicos, pedagógicos, culturais, sociais e serviços, o portal atrai a atenção de arquitetos e designers que buscam novidades e curiosidades sobre o universo da arquitetura e design, bem como acompanhar a cobertura de ações e eventos nacionais e internacionais. Em 2015, o portal foi incorporado ao grupo ARCO Editorial, editora especializada em arquitetura – fundada em 1992 pelo jornalista Arlindo Mungioli –, que tem como portfólio as revistas PROJETOdesign, FINESTRA e o portal ARCOweb.