« VOLTAR

Os protagonistas do design italiano

Durante o mês de abril, o arquiteto e designer Luciano Deviá, nascido na Itália e radicado no Brasil desde os anos 1970, ministrará o curso “Os protagonistas do design italiano” no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Sempre as quintas-feiras, às 19h30, serão realizadas quatro aulas sobre os profissionais e os escritórios italianos que influenciaram o design em todo o mundo. As inscrições, com início no dia 5 de março, são voltadas aos designers, arquitetos, publicitários e demais interessados. Vagas limitadas!

Nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril, quinta-feira às 19h30, as aulas abordarão os principais personagens do “Made in Italy” como Gio Ponti, Marcello Nizzoli, Bruno Munari, Franco Albini, Marco Zanuso, Achille Castiglioni, Joe Colombo, Vico Magistretti, Mario Bellini, Ettore Sottsass, Enzo Mari, Gae Aulenti, Alessandro Mendini, Gaetano Pesce, entre outros. Serão enfocadas também as indústrias que contribuíram para formar a imagem do design italiano e exportá-lo por todos os continentes, inspirando novas formas de pensar e fazer design.


Sobre Luciano Deviá
Luciano Deviá é italiano formado em arquitetura na Politécnica de Turim (1970). Mudou-se em 1978 para o Brasil, quando trabalhou em Brasília até 1981 desenvolvendo projetos de equipamentos para o Hospital Sarah Kubitscheck. Desde 1983, tem escritório em São Paulo prestando serviços de consultoria em design, arquitetura e design de interiores. Várias vezes premiado com produtos vendidos no mercado nacional e internacional, realizou três exposições pessoais, participou de diversas coletivas e fez a curadoria de outras, dentre as quais junto ao Consulado Geral da Itália e a universidades italianas.

Paralelamente à atuação profissional, desenvolve atividade cultural e didática lecionando palestras e realizando cursos livres em faculdades e escolas especializadas. Ministrou oficinas de design para marceneiros e artesãos na região amazônica (Acre, Amapá, Amazonas e Rondônia) por meio do projeto “Via Design” do SEBRAE e no Senai de Itatiba (SP) com realização de protótipos.