« VOLTAR

OFICINA | Experimentando Design

Durante o período da exposição design na aviação brasileira, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, vai fomentar o aprendizado sobre as questões de design que envolvem a engenharia e a criatividade no setor de aviação. Com inscrições gratuitas, as oficinas convidam crianças, pais e professores a inventar, refletir e experimentar soluções tecnológicas para o futuro.

As oficinas “Experimentando design” são uma realização do Educativo MCB em parceria com a Boeing, uma das apoiadoras da exposição, e ocorrerão dentro do Museu. Baseadas na metodologia multidisciplinar STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics, em inglês), as crianças aprenderão a criar brinquedos que divertem e ensinam, como modelos de aviões de papel que possam voar por vários metros, um helicóptero que possa voar transportando um poema e um foguete para realizar testes de lançamento.

“A ideia das oficinas é, através da experimentação, promover a compreensão dos processos envolvidos nas possibilidades de soluções para as questões da aviação trazidas pelo design”, explica Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

A exposição design na aviação brasileira mostra o universo de criação do design nacional para artefatos concebidos para voar, realizada em parceria com o Instituto Embraer, com parceira institucional da Força Aérea Brasileira e patrocínio da Goodyear, Saab, United Technologies e Boeing.

Indicação etária: a partir de 6 anos. Obrigatória presença dos pais ou responsáveis.

sábados às 14h30
12 e 19 de agosto

Inscrições gratuitas pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou telefone 11 3026-3913. Para as inscrições feitas por e-mail, o participante deve aguardar a resposta de confirmação.

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.