« VOLTAR

OFICINA DE CONFECÇÃO DE COLHERES DE BAMBU COM ALVARO ABREU

O artista Alvaro Abreu ministrará oficina de confecção de colheres de bambu no terraço do Museu da Casa Brasileira, em duas etapas, entre 10h30 e 18h (haverá intervalo para almoço). Os materiais a serem utilizados – ferramentas e utensílios – serão disponibilizados pelo próprio artista, que orientará o seu manuseio. As inscrições, no valor de 80 reais e limitadas a 40 vagas, deverão ser feitas pelo site www.mandacarudesign.com.br/oficina-colheres-de-bambu-mcb. A indicação etária é a partir de 14 anos (menores de 18 anos deverão ser acompanhados por responsáveis).

Sobre a exposição “Colheres de Bambu – Alvaro Abreu e Hans Hansen"
Composta por mais de 600 peças, além de uma seleção das fotografias de Hansen, a mostra tem curadoria de Carol Abreu e é fruto da parceria entre o MCB e a Mandacaru Design. Apresenta o resultado de um trabalho inteiramente manual, executado apenas com o auxílio de ferramentas muito simples e, muitas vezes, improvisadas. Engenheiro de formação, Alvaro Abreu se encantou com a manufatura do bambu em 1995, quando começou a produzir colheres, esculpindo-as com canivete a partir da fibra. O trabalho desenvolvido ao longo deste período já foi exibido em locais como o Museu Vale (ES), o Museu da República (RJ), e recentemente na Galerie Handwerk, em Munique, cidade do Die Neue Sammlung, The International Design Musem, que tem em seu acervo 54 peças do artista.

Em uma das exibições das colheres na Europa, na 54ª Feira Internacional de Artesanato de Munique, em 2002, Hans Hansen tomou contato com as peças. Entre esse primeiro momento e o lançamento de “Alvaro Abreu – Bamboo” se passaram 10 anos. O livro comemora o cinquentenário de carreira do fotógrafo, especializado em imagens para publicidade e propaganda.


Realização: Mandacaru Design