« VOLTAR

EDUCATIVO MCB | OFICINAS NA CALÇADA - JULHO


As oficinas promovidas pelo Educativo MCB têm o objetivo de divulgar a instituição e a integração dos transeuntes que passam pela Avenida Brigadeiro Faria Lima com os temas relacionados ao museu e ao “morar”.

As Palavras e as Casas

Relatos afetivos sobre o morar e sobre as casas dos participantes são transformados em poemas feitos com máquinas de escrever. Os textos são datilografados e podem ser levados pelo participante.

Dias 04 e 18 de julho, quartas-feiras, das 10h30 às 12h

Não é necessária inscrição prévia.

 

Casa Bordada

A partir de imagens de peças do acervo do MCB e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano, a artista educadora Beth Ziani oferece ao público noções básicas de bordado e aplicação em tecido. O participante pode contribuir para a confecção de um grande bordado coletivo ou iniciar um trabalho individual.

Dias 11 e 25 de julho, quartas-feiras, das 10h30 às 12h

Não é necessária inscrição prévia.

 

Desenho sua Casa

A partir de uma descrição afetiva ou de uma fotografia da casa do participante é criado um desenho da casa dele. O original pode ser levado para casa e os desenhos são digitalizados ou fotografados e arquivados no museu.

Dias 06 e 20 de julho, sextas-feiras, das 11h às 12h30

Não é necessária inscrição previa.

 

Cantando no Chuveiro

Oficina que investiga as lembranças e as memórias das casas dos participantes por meio da expressão musical. As canções são gravadas e arquivadas no museu.

Dia 27 de julho, sexta-feira, das 10h30 às 12h

Não é necessária inscrição prévia.

*Programação sujeita a alteração.

 

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.