« VOLTAR

Curso "Um desenho para ler Palladio", com Joubert Lancha

Curso “Um desenho para ler Palladio”
no Museu da Casa Brasileira 

O professor Joubert Lancha, professor e pesquisador em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), fará um curso sobre o desenho e o texto de Andrea Palladio (1508-1580), como parte das atividades da exposição “Forma e composição nas Vilas de Andrea Palladio”, que acontece no Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, de 9 a 28 de março. Dirigido a estudantes de arquitetura e design, trata das duas grandes escrituras intelectuais da arquitetura, abordando o desenho e o texto de Andréa Palladio. Serão três aulas (18 e 19 de março, das 19h30 às 21h30, e 20 de março, das 10h às 12h). 

Uma primeira parte teórica vai apresentar a figura a arquitetura e o tratado de Andrea Palladio, assim como os vários estudos que sobre ele foram realizados. Se desenvolverá posteriormente, juntamente com os alunos, a análise de alguns edifícios através de desenhos e modelos tridimensionais.

Formado no ano de1985 é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo onde trabalha como docente e pesquisador desde 1989, Joubert Lancha obteve em 2008 o título de livre docente pela Universidade de São Paulo apresentando seus trabalhos de pesquisa sobre a arquitetura de Andrea Palladio. Participou da VII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo como curador da sala especial sobre Andrea Palladio. Em 2009 publica a tradução do tratado: “I Quattro Libri dell’Architettura” e, a convite do Instituto Italiano di Cultura, faz a curadoria de duas exposições sobre as vilas de Palladio em São Paulo e Rio de Janeiro 

Serviço
Curso: “Um desenho para ler Palladio”
Datas: 18 e 19 de março, das 19h30 às 21h30, e 20 de março, das 10h às 12h