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Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A premiação, mais tradicional do segmento no país, revela talentos e consagra profissionais e empresas.

O Prêmio é dividido em dois  momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. 

Com inscrições abertas anualmente entre fevereiro e março, o Concurso do Cartaz desafia participantes de todo o país a criar a principal peça de divulgação do Prêmio. As propostas recebidas são avaliadas por uma comissão julgadora independente, que elege o vencedor e os finalistas. A peça escolhida é impressa e distribuída pelo museu para divulgar as inscrições da premiação, além de orientar a identidade visual adotada a cada edição. O autor recebe prêmio de R$3 mil e um contrato de R$3 mil para a criação de outros materiais gráficos. Iniciado em 1995, o Concurso tem como resultado uma coleção de cartazes que registra parte dos momentos vividos pelo design gráfico brasileiro.


No segundo semestre, o cartaz vencedor anuncia as inscrições para a premiação em si. Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) em categorias que abrangem o design de produto e a produção teórica em design. Em 2015, as categorias são Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Trabalhos escritos e Utensílios. 


Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos escritos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além projetos selecionados que compõem a exposição.


Como resultado do Prêmio Design, o MCB monta uma mostra em novembro com os vencedores e categorias de cada edição, que fica em cartaz no Museu por cerca de dois meses.