« VOLTAR

MOSTRA | CONCURSO DO CARTAZ 2017

O Prêmio Design MCB, principal premiação de design do país, deu início à primeira fase de sua 31ª edição com o Concurso do Cartaz. No total, foram 362 trabalhos avaliados pela comissão julgadora, coordenada pela designer gráfica Priscila Lena Farias e formada por Baixo Ribeiro, Luiz Félix, Ronald Kapaz e Tadeu Costa, e selecionados 160 cartazes para a Mostra Concurso do Cartaz, com abertura dia 6 de maio, sábado às 10h, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Durante o período da mostra, até 11 de junho, ocorrerá a votação popular, aberta ao público. Os visitantes do Museu podem escolher o seu cartaz favorito em uma votação feita presencialmente. O cartaz com mais votos será exposto ao lado do vencedor, menção honrosa e selecionados pela comissão julgadora na exposição do 31º Prêmio Design MCB, realizada a partir de 11 de novembro, além de receber um ano de assinatura da Revista Zupi, em uma parceria feita com a instituição.

A Mostra do Concurso do Cartaz e a promoção da votação popular visam estimular a participação do público no debate sobre a produção atual em design gráfico e a revalorização do cartaz enquanto peça gráfica central em campanhas de divulgação. Com isso, o Prêmio Design MCB reforça seu caráter de apoio à construção da identidade do design nacional, ampliando sua interação com o público e aproximando os visitantes dos temas vocacionais da instituição.

Vencedor do Concurso do Cartaz
O cartaz vencedor, escolhido pelo júri, tem autoria do designer gráfico Diego Rodrigues Belo, da AMO Design de Belo Horizonte (MG), que apresentou um cartaz em chapa de poliestireno amarela, recortado com faca especial e impresso em serigrafia a uma cor. A peça vai inspirar toda a identidade visual do 31º Prêmio Design MCB. O autor receberá como prêmio o valor bruto de R$ 3 mil e terá um contrato de mais R$ 3 mil para a criação de outras peças gráficas da edição. Ele também receberá a assinatura de um ano da revista Zupi, parceira da Mostra do Concurso do Cartaz.

Visitação: até 11 de junho

Realização: MCB
Apoio: Arco e Zupi

Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação, mais tradicional e prestigiada do segmento no país, revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos.

Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos escritos. Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º e 2º lugares e menções honrosas, além dos finalistas da edição.

Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses.