« VOLTAR

EDUCATIVO MCB | OFICINA DE CARTAZ

Em maio, o Educativo do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a Oficina de Cartaz, que dialoga com a exposição Mostra do Concurso do Cartaz do 31º Prêmio Design MCB. Voltada para toda a família, a atividade é gratuita e acontece no dia 20 de maio, sábado às 14h30.

Orientados pela artista Aline Van Langendonck e educadores do MCB, os participantes são convidados a confeccionar cartazes a partir do estêncil, mesma técnica presente no cartaz vencedor do Concurso, de autoria do designer gráfico Diego Rodrigues Belo. Fundador da AMO Design, de Belo Horizonte (MG), ele apresentou uma peça em chapa de poliestireno amarela.

Assim como o Concurso do Cartaz, que divulga o Prêmio Design MCB, os desenhos para o estêncil da oficina também estarão relacionados à temática da premiação.

As inscrições são gratuitas (vagas limitadas), e podem ser feitas pelo telefone (11) 3026-3913 /3032-3727 ou e-mail agendamento@mcb.org.br. Podem participar adultos e crianças a partir de 5 anos, mas menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Os participantes podem aproveitar a visita e votar no seu trabalho favorito na Mostra do Concurso do Cartaz. Aberta até 11 de junho, a mostra apresenta 160 trabalhos escolhidos pela comissão julgadora. O cartaz com mais votos será exposto ao lado do vencedor, menções honrosas e selecionados pela comissão julgadora na exposição do 31º Prêmio Design MCB, realizada a partir de 11 de novembro, e o seu autor recebe um ano de assinatura da Revista Zupi, em uma parceria feita com a instituição.

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – como de instituições sociais e de ensino – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.