« VOLTAR

30º PRÊMIO DESIGN MCB | CONHEÇA O CARTAZ VENCEDOR DO VOTO POPULAR

O prêmio deu início à primeira fase de sua edição comemorativa de 30 anos com o Concurso do Cartaz. Nesta edição, os 453 trabalhos recebidos foram avaliados pela comissão julgadora coordenada pelo artista gráfico Rico Lins e formada por Carla Caffé, Chico Homem de Melo, Carla Castilho, Eliane Stephan, Mariana Bernd e Monique Schenkels.

A partir de 1989, o Prêmio Design MCB adotou o cartaz como peça central de sua comunicação. Em 1995, passou a realizar sua escolha por meio do concurso. O trabalho vencedor do Concurso do Cartaz de 2016, que vai inspirar toda a identidade visual do Prêmio Design 2016, tem autoria do artista visual Caio Matheus de Sá Telles Martins, da Bahia. Seu cartaz apresentou uma serigrafia em preto sobre um tecido alvejado, cujo resultado é um pano de prato tipográfico.

Neste ano, o MCB realizou uma exposição inédita com todos os cartazes participantes do concurso. Entre 7 e 22 de maio, a Mostra do Concurso do Cartaz reuniu os 453 trabalhos, que puderam ser avaliados e votados pelo público no Voto Popular. O vencedor foi o cartaz feito pela estudante Vitória Pichinin Ferrari, do curso de Design e Comunicação Visual da ESPM-Sul, com orientação de Rogério de Abreu. O cartaz recebeu 57 votos de um total de 2.109. Ele será exposto junto aos selecionados pela comissão julgadora durante a exposição do 30º Prêmio Design MCB, realizada a partir de 24 de novembro.

Tanto o ganhador do Voto Popular como o vencedor do concurso receberão uma assinatura da Revista Zupi e um kit com suas publicações. O vencedor, Caio Matheus, receberá como prêmio o valor bruto de R$ 3 mil (três mil reais) e terá um contrato no valor bruto de R$ 5 mil (cinco mil reais) para a criação de outras peças gráficas da edição. 

Veja na galeria de fotos o cartaz escolhido pelo Voto Popular, o vencedor do Concurso do Cartaz e os dez selecionados pelo júri para a exposição do Prêmio. Conheça também o parecer do júri e a votação de todos os trabalhos aqui.

Resultado_voto_popular.pdf