« VOLTAR

COMISSÃO JULGADORA DO 32º PRÊMIO DESIGN MCB - TRABALHOS ESCRITOS


Conheça a comissão julgadora de Trabahos Escritos:

Cibele Haddad Taralli, coordenadora

Graduada e com mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP (1974, 1984 e 1993, respectivamente). Atualmente é professora doutora da USP, ministrando disciplinas e orientando alunos nos cursos de graduação em Arquitetura e em Design e no curso de Pós-graduação em Design. Atua em docência e pesquisa, e no âmbito profissional, nos campos da arquitetura e do design; com ênfase em design de produto; metodologia e processos de projeto e de pesquisa, linguagem e meios de representação em projeto; design centrado no usuário e HCD, em temas como mobiliário, mobiliário urbano, objetos de uso cotidiano e os especializados para as áreas de educação, cultura, sociedade e saúde; desenho inclusivo e acessibilidade.

 

Ágata Tinoco

Graduada em Desenho Industrial pela FAAP e doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP, Ágata integrou a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (Prefeitura de São Paulo) como representante das universidades sediadas no município durante cinco anos. Atua como orientadora de projetos de graduação na ESPM/SP. Foi professora na FAAP (de 1976 a 2014) e chefe dos departamentos de Projeto de Produto e Industrial. Além disso, foi professora no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade São Judas Tadeu (de 1990 a 2002) e na Faculdade Santa Marcelina (de 1987 a 1998) em Desenho de Moda. A profissional já foi jurada dos prêmios: Design MCB nas edições de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017; Abilux Design de Luminárias; IBGM de Design de Joias.

 

Alécio Rossi

Estudou Artes Plásticas (entre 1986 e 1989) pela ECA-USP, graduado em Letras (1985) e mestre Comunicação Midiática pela UNESP (2005) e doutor em Arquitetura e Design pela FAU-USP.  Alécio é pesquisador de Comunicação, Artes e Design, professor na PUC-SP e coordenador de desenvolvimento de novos cursos do Senac-SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Design Gráfico, atua principalmente com os seguintes temas: educação, comunicação, arte, códigos, marca, design, criação.

 

Alexandre Salles

Graduado em Arquitetura e mestre em Semiótica Urbana pela FAU-USP, Alexandre coordena os cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores e Design de Mobiliário do Instituto Europeu di Design – IED São Paulo. Possui experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de possuir colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Em 2011, fundou o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.

 

Anamaria Amaral Rezende Galeotti 

Graduada, mestre e doutora em Arquitetura e Design pela FAU-USP, Anamaria também possui especialização em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (1998). Foi finalista no 29º Prêmio Design MCB, na categoria Trabalhos Escritos Não Publicados, com sua tese “A espuma, um modelo possível para os elementos de linguagem do design audiovisual e suas relações”. Trabalho este desenvolvido durante seu doutorado, sendo parte desta pesquisa e projeto experimental elaborados durante período que foi bolsista Capes-Fulbright – na Stamps School of Arts and Design da University of Michigan - USA (2013-2014). É sócia-diretora do G+R Gestão Design onde dá consultoria em Branding e desenvolve projetos de Comunicação Visual, Identidade Visual e Arquitetura de Interiores. 

 

Andréa de Souza Almeida

Graduada em Desenho Industrial na Sociedade Universitária de Santos (1986), mestre em Comunicação e Artes pelo Mackenzie (1998) e doutora em Ciências da Comunicação pela USP (2005), Andréa possui experiência na área de Comunicação Visual, com atuação nas empresas Indesign, Cauduro Martino, Made in Brasil, Graphic Designers e Caso Design, em projetos de embalagem de consumo e identidade corporativa. Atualmente é professora universitária e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolve pesquisas com ênfase no ensino e cultura do design. Participa desde 2010 no júri de Trabalhos escritos do Prêmio Design MCB.

 

Anna Paula Silva Gouveia

Graduada e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1986 e 1998, respectivamente), Anna Paula atualmente é professora e pesquisadora pela UNICAMP nos cursos de graduação em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Atuou como Diretora Associada do Instituto de Artes da UNICAMP (2011-2015), como Coordenadora dos Programas de pós-graduação em Artes (2009-2015) e Artes Visuais (2010-2011) do Instituto de Artes da UNICAMP. Possui experiência em Arquitetura, Artes Visuais e Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico e Comunicação Visual e pesquisa os seguintes temas: Metodologia de projeto e ensino; Cor e tipografia aplicada à paisagem urbana; Arte-joalheria. Anna Paula também atuou como membro em: diretoria da SBDI – Sociedade Brasileira de Design da Informação (gestões 2007/2008 e 2009/2010), do Conselho Editorial da Revista Infodesign, da Revista Visual do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Unicamp. Participou também do Comitê Científico dos Periódicos: Revista Educação Gráfica- UNESP Bauru, Estudos em Design, Revista Cultura e Extensão da USP e Oculum Ensaios, Assessor AdHoc FAPESP, CNPQ, MACKPesquisa e SAE/PIBIC UNICAMP.

 

Auresnede Pires Stephan

Graduado em Desenho Industrial pela FAAP (1970), Bacharel em Propaganda pela ESPM (1970), mestre em Arte, Educação e Cultura pelo Mackenzie (2007) e doutorando em Design pela FAU USP (2015-2019), Auresnede atualmente é professor no curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, ESPM e IED-SP. Já foi jurado de diversas edições do Prêmio Design MCB, além de ter participado do júri do Prêmio IDEA, Prêmio Abilux, e da identidade visual da 5ª Bienal Brasileira de Design. Também foi consultor em três edições do Desafio Odebrecht-Braskem-Tramontina de Design, quatro edições do Prêmio Sebrae-Minas, Prêmio Tok&Stok de Design Universitário (2005 – atual), além de curador adjunto da 1ª e 2ª Bienal Brasileira de Design (São Paulo e Brasília), curador da Mostra Jovens Designers em todas as 6 edições ADP (Associação de Designers de Produto) e integrar o conselho administrativo do Museu da Casa Brasileira. Coordena também a Coletânea 10 Cases do Design Brasileiro pela Blücher.

 

Cláudia Alquezar Facca

Graduada, mestre e doutoranda em Design, Claudia também atua como professora e pesquisadora em design, como especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie. Ela também é graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pelo Mackenzie. Atualmente coordena os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Design do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, onde também ministra disciplinas para Design e Engenharia e é responsável pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de Design e pela área de Design do Centro de Pesquisas. Claudia tem mais de 20 anos de experiência docente e profissional na área de Design, tendo atuado principalmente nas áreas de desenvolvimento de produtos: eletrodomésticos, automotivos, eletroeletrônicos, embalagens, mobiliários, brinquedos e gráficos.

 

Clice de Toledo Sanjar Mazzilli

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1984), onde também realizou mestrado (1993), doutorado (2003) e livre-docência (2015) na área de Programação Visual. Lecionou no Instituto de Artes da Unesp (1997 a 2006) e atualmente é professora do Departamento de Projeto da FAU-USP, onde leciona desde 2001. Coordena o Programa de Pós-graduação em Design e o Laboratório de Programação Gráfica (LPG); foi coordenadora do curso de graduação em Design (2006 a 2009) e vice-coordenadora (2011 a 2013). Reúne experiência nas áreas de Design, Arquitetura e Arte, atuando principalmente nos temas: design editorial, design ambiental, fotografia, processos de criação em design, processos experimentais e linguagem.

 

Cyntia Malaguti

Graduada em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial – UERJ (1980) e doutora em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000), Cyntia é professora-pesquisadora do curso de design e do programa de pós-graduação em design da FAU-USP. Ela é especializada em Gestão do Design e Design para Sustentabilidade e desenvolve pesquisas que abrangem temas como logística reversa, cultura material, matérias-primas para design, estudos de futuro e inovação.

 

Débora Gigli Buonano

Mestre e doutora em Educação Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, Débora atuou profissionalmente na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no MASP. Ela é bolsista da Fundação Vitae na National Gallery of Art Washington – DC e atua como professora de História da Arte e História do Design na FAU USP, no Centro Universitário Belas Artes e na Universidade São Judas Tadeu. Ela também é coordenadora de Salvaguarda do acervo de arte e design do MUBA– Museu Belas Artes de São Paulo.

 

Eleida Pereira de Camargo

Graduada em Design pela FAAP, mestre pela FAU-USP e doutora pela UNIFESP, Eleida foi indicada ao prêmio CAPES de teses, concluiu a pesquisa de pós-doutoramento sobre Neurestética aplicada ao Design da Informação pela FAU USP e é membro do corpo editorial da Revista Neurociências. Ela foi premiada na XXII Anual de Artes Plásticas e Visuais do Museu de Arte Brasileira e no Concurso de Criação e Design de Brinquedos: “Do Projeto ao Protótipo” (ABRINQ/ FAUUSP). Professora universitária há mais de 15 anos, tem diversos artigos publicados na área e é co-autora dos livros “Design de Embalagem: do Marketing à Produção” (Novatec); “Embalagens: Materiais, Processos, Máquinas e Sustentabilidade” (Prêmio Embanews) e “Better Packaging, Better World” (Instituto de Embalagens).

 

Fabio Ferrero

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Guarulhos (1985), mestre em Design e Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2007), especialista em Técnico Mecânico em Design de Automóveis (1993) e Técnico em Edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (1981), Fabio é atualmente professor assistente II no curso de Design na ESPM. Foi professor adjunto na FAAP no curso de Arquitetura e Urbanismo e Design (entre 1998 e 2017), professor assistente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIAM-FAAM (de 2012 a 2015). Fabio também foi sócio proprietário do estúdio de design AmareloPato (entre 1998 e 2003), coordenador e professor do curso de extensão Design da Mobilidade da FAAP (de 2009 a 2012) e membro do júri do Prêmio Museu da Casa Brasileira em 2011, 2012, 2013 e 2017. Ele atua nas áreas de Design de produtos, Comunicação visual, Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho arquitetônico, expressivo, geométrico e observação, design, design de produto, comunicação visual, ilustração e projeto de produto em design, materiais e sistemas construtivos em arquitetura.

 

Gustavo Curcio

Arquiteto, mestre, doutor e com pós-doutorado em Design e Arquitetura pela FAU-USP, Gustavo desde 2016 atua como professor no Departamento de Projeto também da FAU-USP. É sócio-diretor da MAGU Comunicação Integrada Ltda. e editor das revistas Arquitetura e Urbanismo, Téchne e Construção Mercado. Atuou como Editor de Arte, Design e Decoração no núcleo de Casa e Construção da Editora Abril S/A (2005-2011) e dirigiu a redação das revistas Ronnie VON, Ameizing, Acontece/Scania e Na Poltrona na RMC editora (2011-2013). É autor dos seguintes livros: “Madeira: matéria-prima para o Design”, “Antonio De Mitry: na prática, a teoria é outra”, “Design, Mobiliário, Automóveis” (Senai, 2014) e “Sandra Fóz Décor Tables – Interior, Design e Decoração”. Gustavo desenvolve pesquisas na área de Design de Mobiliário Popular possui experiência na área de design de mobiliário, estética do design e elaboração de projetos gráficos e editoriais.

 

Iana Garófalo Chaves

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG (2007), especialista em Gestão de projetos pela Universidade de Salvador – UNIFACS (2011), mestre (2014) e atualmente doutoranda em Design e Arquitetura pela FAU-USP, sendo que parte de sua pesquisa foi desenvolvida no Human Centred Design Institute–HCDI na Brunel University. No campo da pesquisa, Iana participou do projeto na FAUUSP sobre Materiais e Inovação para aplicação nas indústrias criativas nos campos do design e da arquitetura e também atuou como autora de publicações científicas em periódicos da área de Design, bem como do capítulo do livro Histórias do Design no Brasil II. Foi premiada no V Concurso de Criação de Brinquedo com seu projeto de conclusão de curso e no 29º Prêmio Design MCB, na categoria Trabalhos Escritos Não Publicados. Iana possui experiência em Desenho Industrial na indústria óptica desenvolvendo projetos de armações para diversas marcas e tem interesse em pesquisas relacionadas aos estudos de Design Centrado no Humano e no Usuário, Design Emocional, User e Product Experience.

 

Julio Cesar de Freitas

Mestre em Comunicação e Artes pela ECA-USP, especialista em Engenharia de Produto pela Universiade São Judas Tadeu e Designer pela FAAP, Julio Cesar tem mais de 35 anos de atividades profissionais e hoje atua como CEO da FLUXE Business Design e Diretor Acadêmico da EDEXP – Escola de Design da Experiência e como professor de graduação, pós-graduação e MBA na FAAP, na FEI, no Centro Universitário Senac, no Istituto Europeo di Design – IED, no Business Scholl – Fia, e na Escola de Design da Experiência – EDEXP.

 

José Carlos Plácido da Silva

Bacharel em Desenho Industrial (1980), com Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Desenho (1978) e livre docência em Ergonomia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (1997) pela UNESP, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1985) e doutor em Ciências na área de Geografia (Geografia Humana) pela USP (1991), José Carlos é professor titular aposentado do Departamento de Design, do Programa de pós-graduação em Design (Mestrado e Doutorado) e do Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. É co-líder no Grupo de Pesquisa Desenho Industrial: Projeto e Interfaces. Tem experiência na área de design com ênfase em ergonomia, design de produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design, desenho industrial, ergonomia, antropometria, design ergonômico, projeto de produto e desenho de produto.

 

Luis Antonio Jorge

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas (1985), mestre (1993), doutor  (1999) e com livre-docência (2016) pela FAU-USP, Luís Antônio é professor do Departamento de Projeto, coordenador do Grupo de Disciplinas de Desenho Industrial e orientador da Área “Projeto, Espaço e Cultura” do Programa de Pós-Graduação. Foi professor convidado da Universidad Autónoma Metropolitana do México, da Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona), da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), da Yokohama Graduate School of Architecture (Japão) e do Politecnico di Milano (Itália). Autor do livro “O Desenho da Janela”, recebeu sete prêmios do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil por seus ensaios, livro e projetos de arquitetura e urbanismo.

 

Mara Martha Roberto

Graduada em Design pela FAAP (1982) e mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero (2004), Mara Martha está há mais de 20 anos na ESPM SP e hoje é supervisora das áreas de Tecnologia e Estágio, além de ser ministrar as disciplinas Representação Digital, Produção Gráfica do curso de Design, onde também orienta projetos finais de graduação e coordena parcerias acadêmicas e concursos ligados ao Programa de Estágio. Neste curso, ministrou a disciplina Semiótica Aplicada ao Design e na pós graduação em Design Estratégico, ministrou Semiótica das Marcas. Até 2017, foi professora no PEC de Branding: construção e gestão das marcas da FGV. 35 anos de experiência de atuação em design, destacando-se o trabalho na Secretaria Municipal de Cultura, Unysis, Unitron e Click Editora. Trabalhou ainda na área de treinamento e implantação da plataforma Macintosh em empresas como Editora Três, Martins Fontes, Casa Publicadora Brasileira, Jornal A Notícia, entre outras. Foi sócia e diretora do Studio Shaping de Design. Realizou pesquisa sobre o ensino da Semiótica em cursos de Design Gráfico, tendo vários artigos publicados e foi membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Imagem da Cásper Líbero.

 

Marcos da Costa Braga

Graduado em Design (1985) pela UFRJ e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2005), Marcos atualmente é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP e é membro do grupo de pesquisa História, Teoria e Linguagens do Design do LabVisual da FAU-USP. É membro do Conselho de Orientação cultural do Museu da Casa Brasileira e do corpo de avaliadores dos periódicos científicos Estudos em Design, Revista Arcos, Educação Gráfica (Brasil) e RChD creación y pensamiento (Chile). Autor de vários artigos e livros sobre história do design no Brasil e um dos coordenadores da coleção de livros ‘Pensando o Design’, também organizou o livro ‘O Papel Social do Design Gráfico’ e a série de livros ‘História do Design no Brasil’. Coordenou o Júri de trabalhos escritos do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2013 e 2014. Tem experiência profissional em Desenho de Produto e Programação Visual, e suas principais linhas de pesquisa são história do design no Brasil e memória gráfica.

 

Maria Angélica Santi

Graduada em Artes Plásticas pela FAAP (1973) e pós-graduada pela FAU-USP (2000), Maria Angélica é especialista em design de mobiliário e a sua experiência nesse ramo de atividade se iniciou na Tenda e fábrica de móveis Unilabor (1966). Fundou em 1988 a Oficina Arte Design, local onde são realizados cursos, palestras, pesquisas e desenvolvimento de produtos e protótipos, coordenando cursos, pesquisas, ministra o Curso de Design do Mobiliário e ainda prestando assessoria no desenvolvimento de produtos e entre outros.  Lecionou na FAAP (entre 1970 e 1996) e na Uniban (de 2001 a 2002) e participou do júri Premio Design MCB (1998, 1999 e 2014), foi membro da comissão julgadora do primeiro salão de Design Ubá MG, coordenadora Geral do IBDM – Instituto Brasileiro de Design do Móvel, foi curadora da exposição “A memória da indústria: o caso Cimo” na Bienal Brasileira de Design, Curitiba (2010), e da exposição “Cama Patente: Memória e Imaginário” no Sesc Araraquara – SP (2011). Ela também é autora do livro “Mobiliário no Brasil: Origens da produção e da industrialização” publicado pela Editora Senac (2013), premiado em 1º lugar no 27º Premio Design MCB (2013) e finalista do 56º Prêmio Jabuti (2014).

 

Myrna Nascimento

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo e também mestre em Ciências da Comunicação, Myrna é professora e pesquisadora do departamento de Projeto da FAU-USP, nos cursos de Arquitetura e Design, e do Centro Universitário Senac, onde também coordena o grupo de pesquisa em Comunicação, Arquitetura e Design. Os temas de suas pesquisas englobam ensino e experimentação, analogias entre Design e Arquitetura,   Projeto/ Linguagem/ Representação, Comunicação/ Espaço/ Significação  e estudos transdisciplinares dirigidos às representações da cultura material e imaterial. 

 

Nara Martins

Graduada em Marketing e Propaganda pela FAAP e em Artes Plásticas na Faculdade de Artes de São Paulo, também é mestre em Artes Visuais pela IAUNESP, doutora em Arquitetura e Urbanismo na FAU-USP e possui pós-doutorado pela Belas Artes-Universidade de Lisboa. Nara atualmente é professora pesquisadora nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Design no Mackenzie e orienta pesquisas de conclusão de curso, iniciação científica e monografia. Atual coordenadora Adjunto Apoio Acadêmico FAU-Mackenzie, coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu em Arquitetura e Design (2011-2013) e do curso de Graduação de Design – Mackenzie (2004 -2011), ela também é líder do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Design, Teoria e Projeto. Possui experiência na área do Design, Comunicação, História e Teoria do Design e das Artes Visuais e pesquisa a lógica fuzzy, teoria do caos no design contemporâneo, design socioambiental e economia criativa. Atual presidente da ONG Design Possível, Nara também de associações de pesquisa: ANPAP e Criabrasilis – Associação Brasileira Criativa de Inovação e publica textos e artigos em livros e revistas especializadas.

 

Nelson José Urssi

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas (1986), Mestre em Comunicação e Artes pela ECAUSP (2006) e Doutor em Design e Arquitetura pela FAUUSP (2017), Nelson é professor de graduação e pós-graduação e também atua como coordenador de Design Gráfico, no Centro Universitário Senac Santo Amaro.

 

Norberto Gâudencio Junior

Graduado em Design Gráfico, mestre e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, com estágio realizado na Université Paris Descartes – Sorbonne (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche do Exterior – PSDE/CAPES), Norberto coordena a Educação Continuada do Centro de Comunicação e Letras no Mackenzie e assina a coluna “Cultura Gráfica”, publicada regularmente na revista Tecnologia Gráfica. É também autor dos livros “A Herança Escultórica da Tipografia” (2004) e “Cultura Gráfica” (2010), publicados pela Edições Rosari. Foi curador e autor do texto do catálogo da exposição “Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes de bonde”, realizada no Instituto Tomie Ohtake (2011).

 

Patricia Amorim Costa Silva

Graduada em Jornalismo e em Design Gráfico e doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a sua tese de doutorado investigou a introdução do Desenho Industrial no Brasil e na Argentina nos anos 1950 e 1960, na perspectiva das revistas Habitat, Mirante das Artes, Nueva Visión e Summa. Atualmente é professora e pesquisadora em História do Design da ESPM e integrante do comitê institucional do Programa de Iniciação Científica PIC/ESPM. É membro da Design History Society (DHS) e suas publicações incluem trabalhos científicos e artigos para revistas culturais, bem como colaborações para livros da editora Cosac Naify na área de design. Atua como pesquisadora em História do Design e suas interfaces com a comunicação social e a educação.

 

Patrícia Helena Soares Fonseca

Graduada em Bacharelado em Comunicação Visual pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1986), mestre em Textiles Design for Fashion – Central Saint Martin’s School of Art and Design, Londres (1990) e doutora em Educação, Arte e História da Cultura prlo Mackenzie (2014), Patrícia Helena é atualmente professora assistente na FAAP e professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sua área de pesquisa e experiência é a interdisciplinaridade entre moda, arte e design contemporâneos. Ela também é autora do livro “Os caminhos do sistema da Moda: diálogos com a arte e seus disfarces” (ed. Liberars, 2017.)

 

Rosana Vasques

Graduada em Design e mestre pela UFPR (2006 e 2011, respectivamente), especialista em mobiliário pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008) e doutora em Design e Arquitetura pela FAUUSP (2015), com período sanduíche no International Design Business Management (IDBM) da Aalto University, School of Business – Finlândia (2013). Recebeu Menção Honrosa no 26º Prêmio Design MCB por sua dissertação “Design, Cultura e Sustentabilidade” na categoria Trabalhos Escritos Não Publicados, e foi finalista na 30ª edição do Prêmio, com sua tese “Design, Posse e Uso Compartilhado: flexões e práticas”. Atualmente é Professora no curso de Design da FAU-USP e desenvolve pesquisa sobre ecossistemas de inovação em parceria com professores do Institute for Design Innovation da Loughborough University – London, além de atuar como consultora em design research e service design. 

 

Sara Goldchmit

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, com mestrado e doutorado em Design e Arquitetura pela FAU-USP, Sara atualmente é professora da FAUUSP e tem experiência profissional na área de design gráfico, assim como em docência e pesquisa, no qual aborda principalmente os temas comunicação visual, imagem e processos criativos.

 

Tatiana Gentil Machado

Graduada, mestre e doutora pela FAU-USP, possui experiência em Arquitetura, Comunicação e Design e desenvolve pesquisas com ênfase nas relações entre design, educação e interação, especialmente, em museus, espaços culturais e educativos.
Atualmente é professora no curso de Design Gráfico da Universidade Anhembi Morumbi e professora convidada nos cursos de Pós-Graduação em Design de Interiores da FAAP e de Graduação da Escola da Cidade. Lecionou também nos cursos trienais e de pós-graduação do Istituto Europeo di Design São Paulo (IED São Paulo) e nos cursos de formação profissional ministrados pelo CRIED São Paulo em parceria com o SEBRAE Nacional.
É sócia-diretora da Entrespaço Design e Comunicação, onde realiza pesquisa, consultoria e projetos de sistemas de identidade nas áreas de design e arquitetura, desenvolvendo projetos para empresas e instituições culturais e educacionais, por meio do design de comunicação visual, mobiliário, sinalização e ambientação.

 

Zuleica Schincariol

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, especialização em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, mestrado em Arquitetura e Urbanismo, na sub-área de concentração de Programação Visual, pela USP. Zuleica é professora e pesquisadora do Curso de Design da FAU-Mackenzie, integrante do grupo de pesquisa Design, arte, linguagens e processos. Tem experiência profissional no campo do design, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos temas relativos a design gráfico, design editorial, tipografia, design gráfico ambiental e história do design.