« VOLTAR

COMISSÃO JULGADORA DO 32º PRÊMIO DESIGN MCB - PRODUTOS


Conheça a comissão julgadora do 32º Prêmio Design MCB das categorias de Produtos: Construção, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transportes e Utensílios.

Levi Girardi – coordenador

Designer formado pela FAAP-SP, é CEO e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Levi dirige uma equipe de designers, pesquisadores, estrategistas e outros profissionais transdisciplinares que há 25 anos desenvolve projetos focados na integração de produtos, serviços e marcas por meio da metodologia do Systemic Design, equilibrando viabilidade técnica, econômica e comercial dos projetos, sempre centrados no atendimento às necessidades das pessoas. Atende clientes como Ford Motor Co., Anheuser Bursch Inbev, Natura, Ambev, Samsung, Schneider, além de participar do fomento a StartUps através da estrutura de Venture Design da empresa. Conquistou ao longo do tempo os mais importantes prêmios de design do mundo, além de ter sido jurado de prêmios como o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e iF Design Awards. 

 

Ana Lúcia de Lima Pontes Orlovitz

Graduada em Design pelo Mackenzie e pós-graduada em Marketing pela ESPM, Ana Lúcia iniciou suas atividades no Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento (GAAP) desenvolvendo projetos para o Metrô, Fepasa e Cosipa. Em 1989, começa a atuar como Designer na Deca, onde permaneceu por 26 anos desenvolvendo toda a linha de metais sanitários da empresa. Nesse período foi premiada pelo Museu da Casa Brasileira, International Design Excellence Awards – IDEA, IDEA Brasil, Prêmio Objeto Brasil, Red Dot, Good Design, Prêmio SENAI Excellence Design e Salão Design Movelsul, entre outros. Atuou em parceria com o IED em aulas de projeto e atualmente é sócia-diretora da LOG Design.

 

Barão Di Sarno

Graduado em Design e pós-graduado em Design Estratégico pelo Instituto Europeu de Design, Barão é sócio-fundador da Questto|Nó, consultoria de design e inovação, com mais de 160 prêmios, e também é vice-presidente do instituto “A Cidade Precisa de Vc”, em que são desenvolvidas estratégias de ocupação de espaços públicos por meio do desenvolvimento de mobiliários públicos temporários. Além disso, ele faz parte do movimento maker da cidade de São Paulo, desenvolvendo projetos opensource e há 15 anos pesquisa sustentabilidade e novas formas de moradia, ajudando a fomentar a implementação de casas coletivas e co-housings. Estuda também a relação entre design e felicidade, pesquisa no qual resultou em um TEDx São Paulo, e coordena projetos experimentais em busca de soluções para desafios do mundo contemporâneo.

 

Cristiane Aun

Licenciada em Artes Plásticas (1991), mestre em Arquitetura e Urbanismo na área de Estruturas Ambientais Urbanas (2000), doutora em Arquitetura e Urbanismo na área de Design e Arquitetura (2005), Cristiane é professora do Departamento de Projetos e vice-coordenadora do curso de Design, todos realizados pela FAU-USP. Sua atuação na área de artes plásticas está relacionada à linguagem tridimensional e cerâmica e suas recentes pesquisas englobam estudos sobre criatividade, processo criativo, modelos e protótipos, métodos de projeto e raciocínio em projeto. Cristiane atua na área voltada para design de produto e de serviço, com foco em projetos de produtos cerâmicos, de mobiliário, equipamentos voltados para a saúde e lazer.

 

Débora Carammaschi

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e especialista em História da Indumentária e da Moda, Débora é articuladora e facilitadora em políticas educacionais e gestão de recursos humanos, pesquisa moda e cultura contemporânea. É sócio-fundadora da Patriamada Consultoria em Educação e Projetos e atua como professora de design sociocultural e cultura de moda e esteve delegada de cultura no Conselho de Políticas de Cultura no Ministério da Cultura – Setorial de Design. Além disso, ela é diretora no Instituto Design Público.

 

Gustavo Chelles

Graduado em Engenharia Eletrônica e em Design Industrial, ambas pela UFRJ, pós-graduado em Gestão pela EAESP-FGV, Gustavo é especialista em Cenários Futuros pela Universidade de Oxford. Possui 24 anos de atuação e lidera, junto a Romy Hayashi, a Chelles & Hayashi Design, consultoria em desenvolvimento de Marca, Produto, Embalagem e Inovação.

 

Gustavo Gatti Casagrande

Graduado em Arquitetura pela FAAP, Gustavo consolidou-se como profissional por meio de uma intensa vivência em todas as áreas relacionadas ao setor, como design de produto, produção, protocolo técnico, projetos luminotécnicos, entre outras. Atualmente, com mais de 20 anos de experiência, Gustavo Casagrande está a frente da Cativa Iluminação e entre seus principais clientes estão Bio Ritmo, Rede D’or, Google, We Work, Ibope, Prada, Chanel, Rolex, Valentino e Saint Laurent.

 

Indaiá Militão

Graduada em Desenho Industrial Programação Visual pela FAAP, tem 20 anos de experiência como designer no segmento de transporte automotivo, têxtil e aeronáutico, com experiência internacional em mais de 15 países.  Recentemente fundou a I’M design studio, escritório focado em design grafico e produto.

 

Luís Alexandre Ogasawara

Graduado em Desenho Industrial e especialização em Marketing pelo Mackenzie, técnico em projeto de moldes para injeção de termoplásticos pela Escola Técnica Protec, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em Psicologia Analítica Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP), Luis estuda os diálogos intrapsíquicos modeladores da relação professor-aluno. Além disso, atua como analista junguiano, consultor em design e ministra disciplinas na área de Projeto de Design e Semiótica no curso de Design do Mackenzie e é mentor na Empresa Junior de Design.

 

Marcelo Oliveira

Graduado em Desenho Industrial pelo Mackenzie, doutor em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Compósitos Avançados, Marcelo também ministra a aula Departamento de Projetos na FAU-USP e responde pela Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA) do Mackenzie. Além disso, possui experiência na área de desenho industrial com foco em projeto de veículos e atua em projetos de aeronaves leves e estruturas aeronáuticas.

 

Marieta Ferber

Graduada em Desenho Industrial pela FAAP-SP, Marietta trabalhou com expoentes do design e da arquitetura moderna brasileira desenvolvendo projetos de móveis e arquitetura em madeira no Atelier Carlos Motta e no escritório Brasil Arquitetura/ Marcenaria Baraúna – discípulos da arquiteta Lina Bo Bardi. Ela também lecionou cursos sobre as relações entre o design e a arte no Instituto Tomie Ohtake, FMU, Escola São Paulo, Centro Cultural O_barco e no Sesc. Abriu o estúdio multidisciplinar em 2000 e ali desenvolveu inúmeros projetos que transitaram entre diferentes áreas do design e das artes e também é a criadora das marcas Asa Estúdio e a Boa Design, ambas de produtos e mobiliário. Atualmente realiza trabalhos de design, expografia e arquitetura para clientes particulares e comerciais, além de direção de arte, cenografia e instalações para audiovisuais e eventos. Assina o design de peças para marcas nacionais como Micasa e Dpot, a direção de arte de filmes de Beto Brant, DVDs de Arnaldo Antunes e Zélia Duncan. Entre seus clientes estão a SP-Arte, Semana de Arte, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), Museu do Ipiranga, Sesc, Memorial da América Latina, Somos (Abril Educação), Maria Farinha Filmes, O2Filmes, Academia de Filmes, Conspiração Filmes, Galeria Bergamim & Gomide, Amsterdam Sauer e Natura. Foi premiada pelo Museu da Casa Brasileira com a Cadeira Trança, pela Movesp/Salão do Design do Móvel Brasileiro com a Escada 1 e participou da Bienal do Mercosul/O Grito e a Escuta.

 

Olavo Aranha

Graduado em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (1987) e mestre em Industrial Design pelo Central Saint Martins College of Art and Design (Reino Unido, 1993), leciona nos cursos de Design e Arquitetura e Pós Graduação da FAU-Mackenzie. Atuou em design automobilístico, gráfico, linha branca, linha marrom e luminotécnica.

 

Renata Meirelles

Graduada em Artes Plásticas pela FAAP, Renata realiza um trabalho de investigação e experimentação na área têxtil sobre arte, design e joalheria. Em 1988, abriu a Performa, empresa que desenvolve produtos em diferentes materiais, principalmente em tecidos. Criou um sistema construtivo que combina técnicas artesanais, industriais e digitais, como o tear, crochê, corte a laser, termo adesivagem e impressão 3D. Renata atua na produção de têxteis composto por esculturas, painéis, cenários e coleções de peças para o corpo, na participação em cursos e workshops de joalheria, têxtil e design, no Brasil e no exterior, e já teve trabalhos publicados em livros e revistas. Recebeu prêmios em quatro edições do Premio Museu da Casa Brasileira, do Idea Brasil e do Museu do Objeto Brasileiro – A Casa e, além disso, participou de edições da BID – Bienal Iberoamericana de Design e da WTA Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea, em Montevidéu, e expôs seu trabalho no PIN 23 – Joalheria Contemporânea na Ibero-América e no Museu MUDE na exposição Tanto Mar – Fluxos Transatlânticos do Design em Lisboa. Atualmente integra os Grupos Broca e Tenet, com os quais realiza pesquisas e exposições.

 

Robinson Salata

Graduado em Desenho Industrial pelo Mackenzie (1976), possui mestrado (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2008). Desde 1982 é professor da FAU-USP atuando junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design. Foi professor do Curso de Design da Faculdades de Campinas – FACAMP (de 2004 a 2014) e atuou como professor do Centro Universitário Senac (entre 2007 e 2017) junto aos cursos de Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo, bem como coordenou a graduação em Design Industrial e a Pós-Graduação em Design para a Movelaria. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com atuação principalmente com projeto de produto, racionalização de processos de trabalho, desenvolvimento de novos materiais e processos de fabricação, bem como na área de ensino, pesquisa e extensão.

 

Sergio Fahrer

Graduado pelo MIT-LA, Sergio é designer de mobiliário há 20 anos. Seu trabalho é reconhecido por evidenciar formas e linhas orgânicas, aliadas ao uso da técnica de madeira curvada. Foi pioneiro no uso de matérias primas certificadas e no fomento ao manejo sustentável da madeira no Brasil, junto ao IMAFLORA e ao FSC/WWF.  O mobiliário desenvolvido pelo designer nasce de um forte caráter de pesquisa no uso de novas espécies de madeira e materiais recicláveis, como alumínio de aviação, alumínio naval, fibra de carbono e vidro. Entre seus trabalhos para espaços públicos destacam-se as comedorias dos SESCs e do CineSESC, lobbys dos hotéis Fasano e Unique, Salas VIP da American Airlines e escritório do Facebook Brasil. Também criou mobiliário para as séries Netflix – 3%, TV Cultura – Terra 2, Canal Brasil – Retrovisor, e também os cenários da Globo News e Fox Copa do Mundo 2016. Além de ter sido premiado e finalista de Prêmios como Idea Objeto Brasil, Cempre, Planeta Casa, IF Design Award e IDFX Design, suas peças estão nos acervos permanentes das galerias Collombari (Milão), R20 (NY), L de O (Paris) e Chris Wilde Antique (Londres). Teve peças expostas em Bienais Brasileiras de Design, Museu da Casa Brasileira, Salone del Mobile de Milano, ICFF/NY, Foundation Le Corbusier/Paris, Brasil S/A Milão, MOMA e Guggenheim/NY, 100% Design/Londres, entre outras.

 

Tatiana Sakurai

Graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos – IAU-USP, doutora pelo programa de pós-graduação da FAU-USP, Tatiana é pesquisadora, professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Projeto (AUP) pela FAU-USP (2014-). Recebeu apoio da FAPESP em suas pesquisas nas categorias de IC, Mestrado e Doutorado e, na área do ensino, atuou anteriormente como assistente de direção da Escola de Design do Istituto Europeo di Design – IED e como professora da Faculdade de Administração e Artes de Limeira – FAAL e na Panamericana – Escola de Arte e Design. Desenvolveu trabalhos como arquiteta em colaboração com os escritórios Estudio Guto Requena, Mauricio Arruda Arquitetos e Designers e Atelier Marko Brajovic. Possui experiência nas áreas de Desenho Industrial e de Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: mobiliário doméstico, interior design, design para a experiência, sustentabilidade.

 

Teresa Riccetti

Graduada em Desenho Industrial pela FAAP (1989), doutora em Ciências pela Unifesp (2009), Teresa integrou a equipe de designers do Laboratório Brasileiro de Design –LBDI/CNPq (1990-1991), foi diretora de Design Domus Academy (1992),  em Milão. Docente e pesquisadora de em Design, no Mackenzie, além de possuir experiência na área de Design, com ênfase em Design Produtos e Design e Espaço, atuando principalmente nos temas de mobiliário, ambiente doméstico e equipamento doméstico.