« VOLTAR

31º PRÊMIO DESIGN MCB - CONCURSO DO CARTAZ | CONHEÇA A COMISSÃO JULGADORA


Priscila Lena Farias (coordenadora)
Priscila Lena Farias é designer gráfica formada pela FAAP, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e professora associada na FAU-USP, onde coordena o curso de Design e o LabVisual – Laboratório de Pesquisa em Design Visual. É editora-chefe do periódico científico ‘InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação’, e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior, tais como: ‘Communication Design’, ‘Journal of Design History’, e ‘The Design Journal’. É autora do livro ‘Tipografia Digital: o impacto das novas tecnologias (2ab)’ e de diversos artigos sobre tipografia, design e semiótica. É uma das coordenadoras da coleção ‘Pensando o Design’ (Blucher), tradutora de obras sobre design gráfico para Bookman, Gustavo Gili e Estereográfica, e organizadora de coletâneas como: ‘Advanced issues on cognitive science and semiotics’ (Shaker Verlag), e ‘Design frontiers’ (Designio).


Baixo Ribeiro
Baixo Ribeiro estudou arquitetura e urbanismo na FAU-USP (1982-86). Em 2003, fundou a Editora e Galeria Choque Cultural, e tem promovido a cena da Arte Urbana no Brasil e no mundo. Trabalha regularmente como curador de programas de residências, vivências, seminários, intervenções urbanas e exposições no Brasil e no exterior, em associações com instituições como Masp, MinC, USP, Apex, CCBB, CCBNB, Sesc, entre outras. Em 2011, fundou o Instituto choque Cultural, entidade sem fins lucrativos que promove a pesquisa e o desenvolvimento de novas metodologias educativas através da experiência artística, além da realização de cursos, seminários, palestras e oficinas sobre arte e urbanidades. Dois anos depois, o Instituto foi indicado para o Prêmio Governador do Estado como melhor instituição cultural e, em 2015, recebeu o prêmio melhor tecnologia social para o ambiente urbano da Fundação Banco do Brasil.Em 2012, Baixo recebeu o Prêmio revelação Stephan Doitschinoff da APCA pela Exposição ’De Dentro Para Fora’, exibida no Masp, em São Paulo.
(foto: Alexandre Vianna)


Luiz Félix
Designer formado pela Universidade Federal do Paraná, Luiz Félix é sócio, diretor criativo e editor da revista Zupi, onde atua desde 2011 e já dirigiu as áreas de Marketing e Eventos. É um dos organizadores do Pixel Show, maior evento de arte e criatividade da América Latina. Atualmente cursa Mídias Sociais Digitais na Faculdade Belas Artes, e já trabalhou como analista de mídias sociais, e curadoria. Em competições, foi jurado do concurso Tyvek Ideias Além do Papel e do Festival de Curtas do Grande ABC. Com uma ampla formação também na área audiovisual, na qual fez cursos de direção, roteiro, história do cinema, e produção cultural, já trabalhou como produtor de rádio e TV, tendo realizado documentário pela EICTV. Félix também foi diretor de arte do média-metragem ‘Alfazema’, em processo de finalização; diretor e produtor do documentário ‘Entre Consertos & Concertos’, realizado em 2010 pelo Fundo de Apoio a Cultura de Curitiba; e diretor do longa-metragem ‘Satini’, em processo de captação de recursos.

 


Ronald Kapaz
Graduou-se em arquitetura pela universidade de São Paulo em 1979, quando fundou, com dois colegas, a Oz Estratégia+Design, que tem hoje 36 anos de mercado, e uma equipe multidisciplinar. Foi responsável, junto com outros colegas, pela criação da ADG (Associação dos Designers Gráficos), entidade representativa de sua categoria profissional que já tem 16 anos de atuação, tendo sido diretor em algumas gestões, e da Abedesign, entidade que representa e promove as empresas de design brasileiras no Brasil e no exteriror. Participou, como palestrante ou jurado de diversos prêmios relacionados à matéria do Design, nacional e internacionalmente. Entre os mais recentes: jurado do iF Design Award, o mais renomado prêmio de Design, em sua edição de 2014 em Hanover, Alemanha; membro convidado a integrar o Conselho Assessor do Instituto Santo Tomás de Ensino, Santiago, Chile, em 2016; nomeado Embaixador do Design Latinoamericano pela Universidade de Palermo, Buenos Aires, Argentina, em 2015. Estuda filosofia e literatura, visando aprofundar o olhar humanista, e (re)estabelecer a ponte entre estética e ética.

 


Tadeu Costa
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual de Minas Gerais-UEMG, pós-graduado e mestre em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, Tadeu Costa é professor de Tipografia, Design de Identidade Visual e Ilustração nas Universidades Anhembi e Senac. Atualmente trabalha com editorial, ilustração e produção gráfica. Foi premiado na categoria Construção com o produto Filtro de Pia na 13ª edição do Prêmio Design MCB, em 1999, ele Publicou quatro livros:‘Do Maíz à Maizena, um layout de 140 anos‘”, Editora Rosari (2006);‘Eu não sei de qual África veio o meu bisavô‘ (2010),‘Cada número uma história‘ (2011),‘O menino, o Natal e a Folia de Reis‘, todos pela Editora Lazuli. Em 2015, foi selecionado para o Salão Design/Sindmóveis, com o Prato para Portadores de Mobilidade Reduzida / categoria: Acessórios Domésticos e, em 2016, foi para a Bienal Internacional de Design deMadri com o projeto Poemas Esparadrápicos. Neste mesmo ano, coordenou a VI Exposição Tipos Latinos, na Universidade Senac-Santo Amaro.