« VOLTAR

Livro que percorre as memórias do arquiteto e designer Luciano Deviá é lançado no MCB

As memórias do arquiteto e designer Luciano Deviá (Turim, 1943 – São Paulo, 2014) estão registradas no livro Hac-Hora: Um Tempo Fora do Tempo, lançado no Museu da Casa Brasileira em evento que contou com a presença de cerca de 300 pessoas.

Hac-Hora (agora/ desta vez, em latim) reúne narrativas sobre a concepção de projetos históricos de Luciano Deviá e sua experiência profissional, que perpassam as relações Brasil-Itália no âmbito da arte e da arquitetura.

Já consagrado na Itália, Deviá chegou ao Brasil em 1978. Nos quase 40 anos em que atuou no país, ele ajudou a moldar o design nacional e se destacou por uma produção que integrava apreço e inventividade no campo tecnológico, e uma atenção apaixonada pelo artesanato e pela movelaria tradicional, principalmente a procedente do Norte do país.

Precursor do design brasileiro, Deviá foi vencedor da categoria Equipamentos Domésticos do 1º Prêmio Design MCB (1986) com o microcomputador “Solution 16”. Em abril de 2014 ele ofereceu o curso em quatro módulos Protagonistas do Design Italiano no MCB, destacando o desenvolvimento da rede produtiva de design relacionado à indústria naquele país, além de seus principais criadores. Falecido em julho do mesmo ano, o MCB rendeu-lhe uma homenagem na série “Pioneiros do Design Brasileiro”.

Publicado pela Editora Perspectiva com a contribuição da sua família, o livro pode ser encontrando nas principais livrarias ao preço de R$ 69,00 (sessenta e nove reais).