« VOLTAR

Governo distribui nova tiragem do Passaporte de Museus no dia 16 de julho

Quem está à procura de passeios divertidos durante as férias de julho agora tem mais um incentivo para visitar museus. No dia 16 de julho (sábado), os museus da Secretaria da Cultura do Estado distribuirão exemplares do Passaporte dos Museus, que garante uma entrada gratuita nas instituições, em qualquer dia da semana. A nova tiragem, de 20 mil exemplares, tem validade indeterminada.

O Passaporte funciona principalmente como uma peça lúdica de divulgação, que desperta a curiosidade do público e o estimula a conhecer os museus. A cada instituição visitada, a pessoa ganha a entrada grátis e um carimbo na página correspondente – como em um passaporte de verdade. O desafio é ganhar todos os carimbos. Quem quiser, pode até personalizar o seu exemplar escrevendo o nome e colando uma foto 3×4 cm.

Criado em 2013, o sucesso das duas primeiras tiragens foi tão grande que a ideia do Passaporte dos Museus foi replicada no estado do Rio de Janeiro. “A distribuição dos passaportes nas férias de julho reforça que os museus são espaços de lazer para pessoas de todas as idades”, afirma Renata Motta, coordenadora de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Confira onde retirar o Passaporte dos Museus:

Atenção! Os 20 mil passaportes foram distribuídos entre as instituições proporcionalmente à média de público de cada uma delas aos sábados. O número é limitado e, por isso, a distribuição será realizada por ordem de chegada.

CAPITAL
Casa das Rosas
Casa Guilherme de Almeida
Catavento
Memorial da Resistência
Museu Afro Brasil
Museu da Casa Brasileira
Museu da Imagem e do Som
Museu da Imigração
Museu do Futebol
Museu de Arte Sacra
Estação Pinacoteca
Pinacoteca do Estado
Paço das Artes na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Museu da Diversidade Sexual

INTERIOR
Museu Índia Vanuíre – Tupã
Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão
Museu do Café – Santos
Museu Casa de Portinari – Brodowski

Férias nos museus
Os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo prepararam uma programação especial para o mês de julho, repleta de oficinas, brincadeiras e contação de histórias, com atividades para crianças, adolescentes e adultos. Ao longo do mês, os eventos são destacados nas mídias sociais da Secretaria da Cultura do Estado, que convida os visitantes a registrarem suas visitas e publicarem nas mídias sociais com a hashtag #feriasnosmuseus. Entre as atividades estão as oficinas de desenho do Museu da Casa Brasileira e do Museu de Arte Sacra, o Espaço Mundo de Brincar, no Museu da Imigração, e as Brincadeiras do Congo no Museu Afro Brasil. A programação completa pode ser conferida na plataforma SP Estado da Cultura, que reúne eventos de todo o estado – acesse em http://estadodacultura.sp.gov.br/.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação contempla exposições temporárias e de longa duração, além de uma agenda com debates, palestras e publicações que contribuem na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre as inúmeras iniciativas do MCB, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal reconhecimento do segmento no país, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, cujo objetivo é resgatar e preservar a memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 7 e R$ 3,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acesso a pessoas com deficiência
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br