« VOLTAR

EDUCATIVO MCB | OFICINAS NA CALÇADA - MARÇO


O Educativo MCB oferecerá em março diversas oficinas na calçada, de terça a sexta-feira, em frente ao museu. Confira a programação e venha participar das atividades. Gratuito.

A Casa Estampada
6 e 20 de março, terças-feiras, das 11h às 12h30
A artista Monica Schoenacker oferecerá, ao público passante na calçada do MCB, noções básicas de serigrafia e, enquanto isso, o participante poderá estampar uma peça em um pano de prato para levar para casa.

Desenho sua casa
7 e 21 de março, quartas-feiras, das 10h30 às 12h
Marcos Gorgatti, artista educador do MCB, faz um desenho da casa do participante a partir de uma descrição afetiva ou de uma fotografia. A imagem desenhada poderá ser levada para casa como uma recordação.

As Palavras e as Casas
14 e 28 de março, quartas-feiras, das 10h30 às 12h
A partir de relatos afetivos relacionados ao morar, a equipe de artistas-educadores do MCB vai elaborar transcrições poéticas com maquinas de escrever. Os textos, generosamente datilografados, poderão ser levados pelos participantes.

Casa Bordada
15 e 29 de março, quintas-feiras, das 10h30 às 12h
A partir de imagens de peças do acervo do MCB, e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano, a artista educadora Beth Ziani oferecerá ao público passante noções básicas de bordado e aplicação em tecido. O participante poderá contribuir para a confecção de um grande bordado coletivo ou iniciar um trabalho individual.

Que Objeto é esse?
8 e 22 de março, quintas-feiras, das 11h às 12h30
Pessoas que passam na calçada em frente ao MCB serão convidadas à oficina de observação, focada em objetos domésticos de uso cotidiano. A orientação é da artista Aline Van Langendonck.

Manual de Instruções
9 e 23 de março, sextas-feiras, das 10h30 às 12h
A nova oficina da calçada será ministrada por Suiá Burger Ferlauto. A atividade propõe mapear e compilar os modos, reais e imaginários de uso de objetos da casa e sua interação com o corpo, para compor o Manual de Instruções do travesseiro, da colher, da vassoura, do vaso, da mesa, e etc.


* Programação sujeita a alterações.

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.