« VOLTAR

EDUCATIVO MCB | Curso de Formação de Educadores


Inscrições encerradas.

Nos dias 11 de agosto, 1º de setembro e 27 de outubro, sábados, das 10h às 13h, o Museu da Casa Brasileira promoverá o Curso de Formação de Educadores. O objetivo é trabalhar a relação entre museu e escola, criando estratégias de visitação que tenham sentido e significado para ambos. A atividade será gratuita, com inscrição prévia.

O curso tem como público-alvo educadores da rede pública, privada, de instituições e espaços culturais, guias de turismo e estudantes de pedagogia interessados em visitar o Museu da Casa Brasileira com grupos de alunos.

Para os educadores do Museu, o curso funcionará como um laboratório colaborativo de estratégias que apoiam o professor. “Além de trabalhar a relação museu-escola, a intenção é que os educadores do museu e os professores participantes tenham um encontro potente e criem juntos as estratégias que serão usadas nas visitas com os alunos”, explica Cibele Lucena, educadora do Museu da Casa Brasileira.

O curso oferece certificação e é acessível em libras. Ao todo são 20 vagas e a entrada é gratuita mediante inscrição no e-mail agendamento@mcb.org.br.

 

Educadores responsáveis:
Cibele Lucena é artista, educadora e mestre em Psicologia Clínica/Estudos da Subjetividade (PUC-SP). É integrante do coletivo de arte Contrafilé e uma das coordenadoras do Slam do Corpo – 1ª batalha de poesias do Brasil com poetas surdos e ouvintes.

Guilherme Ranieri é educador, gestor ambiental (USP) e mestre em ciência ambiental (USP), especialista em etnobotânica de quintais e plantas alimentícias não convencionais.

SERVIÇO
11 de agosto, 1º de setembro e 27 de outubro
Sábados, das 10h às 14h
Gratuito e acessível em libras
20 vagas por data
Inscrições: agendamento@mcb.org.br

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

Sobre o Educativo MCB 
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – como de instituições sociais e de ensino – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.