« VOLTAR

Educativo MCB | Abertura de Mochilas: O que você leva a campo e o que você traz de volta


Cada investigador tem seu processo único de trabalho. Alguns precisam ir a campo com a bolsa vazia, e deixar-se levar pelas forças que surgem durante o trabalho. Outros já sabem os materiais e minúcias que carregam quando se deslocam a um novo território. Esse é um convite para relatos e cruzamentos de bagagens dos processos criativos de um investigador em campo.

Acreditamos que discutir procedimentos, indo além da metodologia, é uma forma de validar e oficializá-los. A mochila, enquanto materialidade e também representação, é uma extensão da organização do artista e de seu estado de corpo, das formas na qual ele constrói narrativas e lida com as inspirações e desafios do trabalho. Tendo isso em vista, as perguntas que inspiram esse encontro são: o que o investigador carrega na mala quando vai a campo? Imerso em uma residência, o que trazemos de volta na bagagem? O que fazemos depois que voltamos de campo? Um procedimento é um método? Quais são as perguntas que nos acompanham?

Dentro da Residência Quintal Aberto, concebido pelo educativo do Museu, estão convidadas para mediar o encontro as artistas Laura Gorski e Renata Cruz. Após retornarem da imersão do LABVERDE, uma residência na floresta amazônica, as artistas vão abrir suas malas e trocar seus processos e inspirações com as residentes Júlia Paranaguá, Marla Rodrigues e o coletivo Batatas Jardineiras, em uma conversa aberta ao público.  

Laura Gorski: sua pesquisa envolve a investigação de paisagens por meio do deslocamento, a criação de lugares contemplação e a busca por um tempo dilatado por meio da relação do desenho com o corpo e o espaço. 

Renata Cruz: em seu trabalho explora as relações entre textos literários e imagens, valendo-se, muitas vezes, do envolvimento de outras pessoas com suas histórias e lugares onde habitam.

SERVIÇO:
Residência Quintal Aberto
Abertura de mochilas: O que você leva a campo e o que você traz de volta
03 de outubro, quarta-feira, das 11h às 13h
Aberto ao público

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727