« VOLTAR

EDUCATIVO MCB | PAINEL OFICINAS NA CALÇADA

Desde maio de 2016, o Educativo do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, oferece aos transeuntes da av. Brigadeiro Faria Lima oficinas na calçada em frente ao Museu, gratuitas e de participação espontânea. Essas atividades promovem ativação do espaço público e criam um vínculo inicial entre público e instituição. Para celebrar o primeiro ano dessas ações, será inaugurado o painel expositivo ‘Oficinas na Calçada’, no jardim do MCB, dia 11 de março, sábado às 11h.

O painel apresenta, por meio de imagens e depoimentos, detalhes das oficinas realizadas até agora: Desenho sua casa, A casa estampada, Objetos Circulantes, As palavras e as casas, e A casa bordada. Cada uma das oficinas estimula, dentro de seu formato, que os participantes levantem questões a partir de suas memórias e experiências, relacionando suas vidas ao principal tema do museu: a casa brasileira.

Para a abertura, serão convidados os participantes de todas as edições das oficinas.

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.