« VOLTAR

EDUCATIVO MCB | ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA

Dentre as oficinas do Educativo do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, uma delas é voltada especialmente à primeira infância. Nessa fase, ocorre o amadurecimento do cérebro das crianças, aquisição de movimentos, desenvolvimento da capacidade de aprendizado, iniciação social, entre outros. Assim, a atividade Era uma casa muito engraçada propõe a criação de um grupo de estudos para elaborar coletivamente uma oficina para bebês e crianças de até 4 anos. As inscrições são gratuitas (vagas limitadas) e podem ser feitas por telefone (11) 3026-3913/3032-3727 ou e-mail agendamento@mcb.org.br.

A cada mês, um tema é explorado nos encontros coletivos. Os grupos de estudo são abertos ao público, desde educadores, artistas, contadores de histórias, até pais e mães e interessados em geral. O objetivo é refletir sobre a relação dos bebês e crianças pequenas com o mundo.

Ao longo dos encontros, que englobam leituras e trocas de experiências sobre o tema, a oficina para os bebês e crianças vai sendo criada, sendo realizada ao final do mês, em um domingo à tarde.

Em abril, o tema é “Natureza e ambiente”. Os encontros do grupo de estudos serão realizados nos dias 5, 12, 19 e 26 de abril, quartas-feiras, às 19h. A oficina ocorre dia 30 de abril, domingo às 14h30, com inscrições gratuitas. Não é necessário fazer parte do grupo de estudos para levar seu bebê ou criança para a oficina.

Nos meses seguintes de 2017, a atividade prossegue com temas diferentes. Em maio será trabalhado a ‘Oralidade e outros sons’; em junho, ‘Corpos e sensações’; em agosto, ‘Literatura e o corpo’; em setembro, ‘Artes e materiais’; em outubro, ‘Brinquedo e cultura’; e em novembro, ‘Documentação’.

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – como de instituições sociais e de ensino – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.