« VOLTAR

ABERTURAS NOTURNAS - novembro

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove duas aberturas noturnas no mês de novembro, nos dias 4 e 18, com gratuidade para o ingresso das 18h às 22h. Por meio do horário estendido, o MCB visa ampliar as opções de acesso ao público e criar alternativas para que mais visitantes possam conhecer o Museu e suas atrações.

A primeira abertura noturna do mês acontece no dia 4 de novembro com destaque para o debate Plano Diretor da Cidade de São Paulo, às 20h. Em uma mesa redonda mediada pelo arquiteto Mauro Claro, o Secretário Municipal da Cultura de São Paulo e especialista em planejamento urbano, Nabil Bonduki, e a urbanista Larissa Campagner, discutem sobre as possibilidades e eventuais limites do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo e da Lei do Zoneamento, com o objetivo de ampliar o debate que ocorre no âmbito acadêmico e junto à sociedade civil. No mesmo dia, a partir das 16h30, acontece a Apresentação da 21ª Exposição Internacional da Triennale di Milano, com a presença do Ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni, e o Presidente do Triennale Design Museum, professor Arturo Dell’Acqua Bellavitis. Durante a palestra, com entrada gratuita, serão explicadas as possibilidades de participação na 21ª Triennale di Milano, exposição que será dedicada aos desafios do mundo contemporâneo, suas contradições e incoerências, com a proposta de apresentar os fundamentos da cultura do futuro.

A abertura noturna do dia 4 será a última oportunidade para conferir a mostra Tapas: design espanhol para gastronomia em uma abertura noturna. Em cartaz até o dia 8 de novembro, a mostra, inédita no Brasil, explora a interação entre design e gastronomia, apresentando alguns ícones tradicionais do design espanhol para alimentos juntamente com cerca de 250 objetos mais recentes, utilizados para preparar e servir as refeições, concebidos ou fabricados na Espanha nas últimas décadas. Com curadoria do designer e arquiteto catalão Juli Capella, a exposição – dividida nos módulos mesa, cozinha e comida -, apresenta também vídeos que complementam os conteúdos e mostram o preparo de pratos tradicionais como o arroz de paella e os churros, além de artefatos utilizados pelos principais chefs da Espanha, como Ferrán Adriá (El Bulli) e os irmãos Roca (El Celler de Can Roca).

Na segunda abertura noturna do mês, dia 18 de novembro, o MCB e a Editora da Cidade realizam o lançamento do livro Masp: estrutura, forma, proporção. A publicação aprofunda, a partir de novos desenhos técnicos, fotografias e modelagem eletrônica, a análise do projeto da arquiteta Lina Bo Bardi para o Masp, enfatizando o projeto estrutural do engenheiro Figueiredo Ferraz. O livro, com texto original da arquiteta Alexandra Silva Cárdenas, foi desenvolvido sob coordenação dos professores da Escola da Cidade Anderson Freitas, Fabio Valentim e José Paulo Gouvêa, em parceria com os arquitetos Marcelo Suzuki e Marcelo Ferraz e o engenheiro Roberto Rochlitz. No lançamento no MCB, a equipe técnica do livro estará presente para uma mesa-redonda.

Nas duas datas, o público também poderá visitar as mostras de longa duração Coleção MCB e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado. A primeira reúne móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21 e a segunda retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20, a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Realizadas desde o início de 2012, as aberturas noturnas contribuíram, ao lado de um conjunto de ações do MCB, para o crescimento da frequência ao museu a patamares superiores aos 120 mil visitantes anuais. Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes têm acesso, também, a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações.

Em todas as aberturas noturnas o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3026.3913 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.