« VOLTAR

ABERTURAS NOTURNAS - dezembro

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove duas aberturas noturnas no mês de dezembro, nos dias 9 e 16, com gratuidade para o ingresso das 18h às 22h. Por meio do horário estendido, o MCB visa ampliar as opções de acesso ao público e criar alternativas para que mais visitantes possam conhecer o Museu e suas atrações. 

A primeira abertura do mês acontece no dia 9 de dezembro com destaque para as duas mostras temporárias recém-inauguradas no MCB.  A exposição 29º Prêmio Design MCB apresenta os 33 trabalhos premiados e 41 finalistas selecionados, entre 532 inscritos, pelas comissões julgadoras de produtos e trabalhos escritos da mais tradicional premiação do design nacional. O cartaz vencedor e os sete finalistas do Concurso do Cartaz também estão expostos. Em cartaz até 31 de janeiro, a mostra ressalta a diversidade em produtos que apresentam originalidade, inovação tecnológica e concepção formal além de questões de universalidade e sustentabilidade, que hoje são imprescindíveis.

Já a série Pioneiros do design brasileiro aborda, em sua terceira edição, a trajetória de Fulvio Nanni (1952-1995), um dos principais destaques na produção de mobiliário no país. Em edição ampliada, a homenagem reúne móveis, desenhos originais e documentos em um painel expositivo e na mostra retrospectiva de sua loja, Nanni Movelaria (1981 – 1995).

Durante o horário estendido, o público também poderá visitar as mostras de longa duração Coleção MCB e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado. A primeira reúne móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21 e a segunda retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20, a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi. Em todas as aberturas noturnas o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3026.3913 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.

Realizadas desde o início de 2012, as aberturas noturnas contribuíram, ao lado de um conjunto de ações do MCB, para o crescimento da frequência ao museu a patamares superiores aos 120 mil visitantes anuais. Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes tiveram acesso, também, a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações. A partir de janeiro de 2016, as aberturas quinzenais deixarão de ser realizadas, mas o Museu continuará a promover eventos à noite com entrada franca, como inaugurações de exposições, lançamentos de livros, palestras, entre outros.