carregando...

Outras Percepções

O programa de inclusão promovido pelo Museu da Casa Brasileira foi iniciado em 2007, com o Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE). O sucesso da ação com grupos de pessoas com deficiência fez com que o projeto se ampliasse, também, para o público de alta vulnerabilidade social. Isso propicia a constante formação da equipe do educativo MCB, fazendo com que os conhecimentos adquiridos com a prática vivenciada e suas reflexões possam se multiplicar para todos os outros grupos recebidos.

Atualmente são realizadas visitas ao MCB em parceria com instituições dirigidas aos públicos geralmente negligenciados e privados do exercício pleno de seus direitos. Por meio de oficinas lúdicas, a proposta é trabalhar as temáticas trabalhadas pelo museu somadas às necessidades apresentadas por cada grupo, buscando assim suas características e potencialidades. Através de uma abordagem focada na experiência, a proposta é ampliar o repertório cultural do visitante e fomentar noções de pertencimento em relação ao museu e aos espaços culturais. 

Em 2015, o Educativo MCB construiu uma importante parceria com o Ciam (Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar), na qual foram desenvolvidas atividades regulares, todas as sextas-feiras, com os residentes da instituição. A passeata “Zen Comentários”, que fez parte da ação Sonhar o Mundo articulada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, foi um destaque entre as atividades e levou os participantes às ruas para falar sobre Direitos Humanos. Clique aqui e confira o resultado desta ação.

Em 2016, além da continuação do trabalho desenvolvido com a Ciam, o Museu também promoveu atividades em parceria com a instituição beneficente OAT (Oficina Abrigada de Trabalho). O grupo é formado por jovens e adolescentes com deficiência intelectual (PCDI) e participa de atividades com o tema da identidade ligada à poética da casa, do habitar, um importante eixo de investigação da equipe do Educativo MCB. Os encontros aconteciam sempre às quartas-feiras.

Se você participa de alguma instituição e tem interesse em realizar atividades junto com o MCB, entre em contato conosco: (11) 3026.3913 ou agendamento@mcb.org.br

Atendimento às pessoas com deficiência visual

O Educativo MCB trabalha com a inclusão do público com deficiência visual por meio de visitas táteis em que o visitante recebe uma luva para tocar em algumas peças do acervo do museu enquanto recebem uma explicação detalhada. Também fazem parte da programação a realização de jogos e propostas pedagógicas usadas em visitas educativas tanto com o público sem deficiência quanto com deficiência como, por exemplo, a contação de histórias com as peças do acervo.

O site do MCB também é acessível a esse público. Com os leitores de tela, é possível fazer uma navegação completa nas páginas que também contam com audiodescrição das principais imagens.