carregando...

Acervos do Museu da Casa Brasileira

Acervo arquivístico
Composto pelo fichário dos Equipamentos da Casa Brasileira – Arquivo Ernani Silva Bruno, traz 28 mil fichas contendo relatos de viajantes, literatura ficcional, inventários de família e testamentos que revelam hábitos culturais da casa brasileira. Clique aqui e conheça.

Acervo museológico
O acervo museológico pode ser visitado em duas exposições de longa duração:

A Coleção MCB – Novas doações, apresenta o acervo do museu composto por móveis e objetos representativos da casa brasileira, desde o século 17 até os dias de hoje, além de 87 peças inéditas recém-incorporadas, notadamente do período moderno brasileiro.

A casa e a cidade – Coleção Crespi-Prado mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu, construído entre 1942 e 1945, e sua inserção em um território da cidade que testemunhou grandes transformações urbanas na primeira metade do século 20.

Composta por obras que pertencem a Fundação Crespi-Prado e estão em comodato no MCB desde 2011, a ocupação do interior é retratada por fotografias, móveis e objetos que revelam hábitos do casal, como o de oferecer célebres jantares e colecionar objetos de arte como porcelanas e pratarias de diferentes regiões do mundo, ao lado de obras de Di Cavalcanti, Portinari e Brecheret.

Clique aqui e confira as obras em exposição nas mostras de longa duração do museu, sendo possível filtrar os itens por século e pelas coleções MCB ou FCP (Fundação Crespi-Prado). 

Consulta/ Acervo bibliográfico
Desde 2006, o MCB dispõe de um Centro de Documentação. Formado por um acervo bibliográfico que oferece apoio às atividades técnicas e de pesquisa institucionais, bem como para pesquisadores externos, é formado por livros, obras de referência, monografias, teses, dissertações, folhetos e catálogos nas áreas de Arquitetura, Design, História da Cultura, Cultura Material e Museologia. 

Horário de Atendimento
O setor atende por telefone das 9h às 14h de segunda a sexta feira, e recebe consulentes agendados de terça a sexta feira das 9h às 14h. Contato: (11) 3026-3909.