carregando...

Acervo do Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira dispõe de dois tipos de acervo: arquivístico e museológico. O acervo arquivístico é composto pelo fichário dos Equipamentos da Casa Brasileira – Arquivo Ernani Silva Bruno, que traz 28 mil fichas contendo relatos de viajantes, literatura ficcional, inventários de família e testamentos que revelam hábitos culturais da casa brasileira. Já o acervo museológico é apresentado por meio da Coleção MCB (foto), com móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII até o XXI, e da coleção Crespi-Prado, fruto de um comodato firmado em 2011 entre a Fundação Crespi-Prado e o Governo do Estado. Coleção formada por peças pertencentes aos moradores originais do imóvel que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi. 

No menu museológico, estão atualmente disponíveis apenas as obras em exposição nas mostras de longa duração do museu “Coleção MCB” e “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”. Ao acessar essa área do site, o visitante poderá filtrar os itens por século e por coleções – MCB ou FCP (Fundação Crespi-Prado). 

Consulta/ Acerco bibliográfico
Desde 2006, o MCB dispõe de um Centro de Documentação, formado por um acervo bibliográfico que oferece apoio às atividades técnicas e de pesquisa institucionais, bem como para pesquisadores externos, é formado por livros, obras de referência, monografias, teses, dissertações, folhetos, catálogos, com abrangência temporal que vai da primeira década do século XX ao XXI, nas áreas de Arquitetura, Design, História da Cultura, História da Arte, Cultura Material e Museologia.

Horário de Atendimento
O Setor atende por telefone das 9h às 14h de segunda a sexta feira, e recebe consulentes agendados de terça a sexta feira das 9h às 14h. Contato: (11) 3026-3909.