fechar
home
Sobre o Prêmio Design MCB
Realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura de São Paulo, o mais renomado e prestigiado prêmio nacional do segmento revela talentos e consagra profissionais e empresas. Dividido em dois principais momentos, cartaz e produto, conta com três comissões julgadoras independentes e contempla o design gráfico, de produto e a produção teórica em arquitetura e design. Como resultado é produzida a mostra Prêmio Design MCB, que apresenta os premiados e finalistas da edição. Os participantes são ainda homenageados durante a aguardada cerimônia de premiação no MCB, em São Paulo.

Como funciona

Cartaz
Entre abril e maio o Concurso do cartaz desafia participantes de todo o país a criar a principal peça de divulgação do Prêmio. As propostas recebidas são avaliadas por uma comissão julgadora independente, que elege o vencedor e os finalistas. Posteriormente impresso e distribuído pelo Museu para divulgar as inscrições da premiação, o cartaz vencedor também orienta a identidade visual adotada no ano. Seu autor recebe prêmio de R$3mil e ainda um contrato de R$5mil para a criação de outras peças gráficas. Realizado desde 1995, o Concurso tem como resultado uma coleção de cartazes que registra parte dos momentos vividos pelo design gráfico brasileiro.

Produto
No segundo semestre, o cartaz vencedor anuncia as inscrições para a premiação. Entre julho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) em categorias que são reformuladas a cada ano e abrangem o design de produto e a produção teórica em arquitetura e design. Em 2013, as participações se deram e Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Trabalhos escritos e Utensílios. Os trabalhos são analisados em duas fases por uma comissão julgadora independente, que elege os premiados e finalistas, trazendo ao público o melhor da produção nacional, em exibição na mostra 28º Prêmio Design MCB.