Secretaria da Cultura
home
o museu
exposições
prêmio design
espetáculos
debates e palestras
educativo
arquivo ernani silva bruno
notícias
agenda
parceiros
sala de imprensa
fale conosco receba nossas newsletters
endereço
educativo
PEPE
 
Programa Inclusão
 
O Programa Inclusão (PI) propõe visitas com instituições dirigidas aos públicos geralmente negligenciados e privados do exercício pleno de seus direitos. A proposta é trabalhar as temáticas abordadas pelo museu somadas às necessidades apresentadas por cada grupo visitante, buscando assim suas características e potencialidades. Desenvolvemos parcerias, eixos de visitação, oficinas e propostas lúdicas que, através de uma abordagem focada na experiência, pretende ampliar o repertório cultural do visitante assim como fomentar noções de pertencimento em relação ao Museu e aos espaços culturais. Este contato mais aprofundado com os grupos de pessoas com deficiência foi iniciado em 2007 com o Programa Educativo para Públicos Especiais –PEPE e se ampliou em relação ao público de alta vulnerabilidade social. Isto propicia também a constante formação da equipe, fazendo como que os conhecimentos adquiridos com a prática vivenciada e suas reflexões possam se multiplicar para os outros grupos que recebemos.

PEPE
 

Projeto Seu Museu
 
O Projeto Seu Museu é um esforço do Núcleo Educativo do MCB para formar em seu quadro de funcionários do Museu da Casa Brasileira um público em melhor sintonia com os preceitos que orientam a ação da instituição e mais inteirado da vida cultural da cidade de São Paulo. Simultaneamente a ação pretende qualificar tais funcionários, diariamente presentes no circuito, para melhor atender aos visitantes. A importância da capacitação das equipes de atendimento e operacional, como de Segurança e Limpeza, ganha destaque ao considerarmos seu contato direto com o público. Tal argumento se torna ainda mais relevante quando compreendemos esta ação dentro do conceito de inclusão. Com isso, além de estender nossas ações com parcerias e ações dentro e fora do museu ( Programa Inclusão), também nos voltamos aqui a compreender, capacitar e fomentar o interesse cultural em indivíduos que inseridos no circuito cultural por seu emprego podem sentir-se excluídos desse meio quando, depois de seu turno, retornam à suas casas.

PEPE
 
Programa Uma Tarde no Museu

 
O Programa ” Uma Tarde no Museu” é voltado às famílias e ao público em geral com a finalidade de incentivar de forma criativa e lúdica a leitura da coleção, exposições temporárias e programação cultural do MCB. A proposta inclui visitas educativas e atividades como jogos de tabuleiro, contação de histórias, oficinas entre outras. As estratégias e materiais são elaborados pela equipe de educadores do MCB e visam à experimentação de novas práticas de mediação com o público. Entre os objetivos centrais está o estímulo à cooperação e respeito entre pessoas e grupos de diferentes idades e perfis; o reconhecimento do museu enquanto espaço de convivência, lazer, diversão e aprendizagem e o estímulo às atividades voltadas para o público espontâneo.

PEPE

Programa de Visitas Educativas
 
O programa de Visitas Educativas é composto de visitas regulares à coleção e exposições temporárias do MCB. A equipe do Educativo busca aprimorar constantemente sua prática, através de pesquisas, elaboração de propostas, debates e reflexões com o objetivo de atender os diferentes públicos, adequando os conteúdos e as atividades de acordo com seus os objetivos e características dos grupos, como : faixa etária, grau de escolaridade, nível de compreensão, deficiência , realidade sócio-cultural entre outras. O público atendido é em geral composto por alunos do ensino formal de escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino superior, participantes de Organizações Sociais (ONGs, associações, clubes, fundações, etc.) e público espontâneo.
 

Formação de Professores, Educadores e Guias de Turismo
 
Com o objetivo de contribuir na formação de pensamento crítico por meio de atividades de extensão educacional, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, realizou em agosto de 2013 a primeira edição de seu "Curso para Professores, Educadores e Guias de Turismo", voltado a professores da rede de ensino público e particular, educadores em geral e guias de turismo interessados em se aproximar das temáticas do MCB.

O curso teve como foco principal as exposições de longa duração do museu: a Coleção MCB, que expõe utensílios da casa brasileira e peças representativas da transformação do mobiliário no país dos séculos 17 ao 21, e a exposição A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado, que aborda um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do 20, com uma seleção de peças da coleção particular dos antigos moradores da casa que abriga hoje o MCB, o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

O Núcleo Educativo preparou uma abordagem histórica dos objetos e das possibilidades de contextualização social, a partir das reflexões sobre a cultura material da casa brasileira. Os participantes foram estimulados a pensar as relações entre homem e habitat, processos de transformação da sociedade e inovações tecnológicas. Os conteúdos foram tratados a partir da observação e leitura dos objetos do acervo, como vetores de memória passíveis de diferentes abordagens que permitem ampliar a compreensão da potencialidade do objeto como símbolo e documento histórico.

Para os responsáveis pelo curso do Núcleo Educativo do MCB, “o contato direto com os professores, educadores e demais interessados permitiu estreitar as relações entre museu e instituições de educação formal e não formal, potencializando as trocas e projetos compartilhados”. Em 2014, uma nova edição do curso está programada para o segundo semestre. Em breve, informaremos as datas e canais de inscrição.
Apresentação
Programas e Projetos
Programação
Histórico
realização