home
o museu
exposições
prêmio design
espetáculos
debates e palestras
educativo
arquivo ernani silva bruno
notícias
agenda
parceiros
sala de imprensa
fale conosco receba nossas newsletters
endereço
agenda
 Ruth Grieco – Poetizando a Joalheria



Escrita pelo jornalista parisiense Didier Brodbeck, a obra mostra o trabalho da designer Ruth Grieco, além de fazer um breve relato da trajetória da joalheria brasileira desde 1700 aos dias de hoje. O evento é gratuito e aberto ao público interessado.

Ilustrado com fotos, desenhos e prêmios conquistados dentro e fora do Brasil, o livro inclui pequenas crônicas que relatam seus momentos de criação. Há destaque para as fontes de inspiração das coleções criadas pela artista, como as indígenas e negras, as pencas de balangandãs baianas e as joias de crioulas mostradas nas gravuras de época de Debret.

“Ruth Grieco – Poetizando a Joalheria” surgiu do interesse de Didier pelo trabalho da designer de jóias, cuja produção, reconhecida dentro e fora do Brasil, comemora em 2012 35 anos. Com o apoio do IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, a pesquisa e elaboração do livro levou aproximadamente um ano.

Editada em Paris, pela Dazzling Books Paris, e impressa em Hong Kong, a edição em inglês da obra foi lançada na capital francesa em 6 de março na HIP Gallerie D’Art. Também ocorreu uma sessão de autógrafos no dia 10 do mesmo mês na Suíça, para a imprensa internacional, durante a Baselworld, a maior feira de joalheria do mundo.

Didier Brodbeck dedica-se, há três décadas, a publicar textos sobre relógios, pérolas e diamantes, como os livros Bijoux - Le livre de 10 million de Euro, The emperor of Perls e Le miracle de la perle D'Or. Além de ser o fundador da revista europeia “Heure Magazine", é o editor da Dreams, a primeira revista francesa dedicada à joalheria.
voltar