home
o museu
exposições
prêmio design
espetáculos
debates e palestras
educativo
arquivo ernani silva bruno
notícias
agenda
parceiros
sala de imprensa
fale conosco receba nossas newsletters
endereço
notícias
 Festa Julina MCB-CAPS ITAIM promove integração em dia especial



O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realizou festa julina no sábado dia 14, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Itaim Bibi. A festa foi produzida e elaborada pelos integrantes do próprio CAPS, que vivenciaram momentos muito especiais interagindo com a equipe do MCB e com os grupos convidados: Centro de Inclusão da Pessoa em Situação de Rua - CREAS POP RUA – Osasco; Centro de Convivência e Cooperativa Eduardo Leite - CECCO Bacuri; CAPS OSASCO; e CECCO PREVIDÊNCIA.

Desde o final do mês de maio, o Núcleo Educativo do MCB desenvolveu junto ao CAPS Itaim Bibi um projeto focado na cultura popular e suas tradições. Foram 10 encontros realizados no ambiente do Museu nos quais os integrantes do grupo puderam fomentar noções de pertencimento público por meio das reflexões realizadas nas exposições “Casas do Brasil – Barraca Cigana”, “Patrimônio do Litoral e Vale do Paraíba” e “Acervo MCB”.

Depois das discussões propostas pelos educadores, os integrantes do CAPS desenvolveram estandartes dos três principais santos das tradições juninas – São Pedro, São João e Santo Antônio - e confeccionaram todos os enfeites e decorações da comemoração.

Durante a festa julina, a diversão foi garantida por brincadeiras populares nas barracas de pescaria, argola e na quadrilha. Houve ainda apresentações variadas: um dueto do CREAS POP, dança cigana com os integrantes do CECCO Bacuri, moda de viola com a Banda Cristal, espetáculo com o Teatro Vento Forte, seguido de uma ciranda em que todos os presentes puderam participar.

A festa, alimentação, apresentações e brincadeiras foram oferecidas gratuitamente pelos organizadores e o público espontâneo, que estava visitando o Museu no dia, pôde participar também. Estimada inicialmente para 150 pessoas, a ação contou com a presença de 278 participantes.


voltar