home
o museu
exposições
prêmio design
espetáculos
debates e palestras
educativo
arquivo ernani silva bruno
notícias
agenda
parceiros
sala de imprensa
fale conosco receba nossas newsletters
endereço
exposições
 Colheres de Bambu, de Alvaro Abreu e Hans Hansen



A exposição “Colheres de Bambu”, com peças do artista brasileiro Alvaro Abreu e imagens do fotógrafo alemão Hans Hansen, acontece a partir de 9 de agosto no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.
Dois eventos relacionados à mostra estão programados para o mês de agosto: a oficina de confecção de colheres de bambu com Alvaro Abreu, no dia 11 a partir das 10h30; e o lançamento do livro “Alvaro Abreu – Bamboo”, de Hans Hansen, no dia 25 às 11h. (ver agenda)

Composta por cerca de 500 peças, além de fotografias, a mostra, fruto da parceria entre o MCB e a Mandacaru Design, apresenta o resultado de um trabalho inteiramente manual, executado apenas com o auxílio de ferramentas muito simples e, muitas vezes, improvisadas. Engenheiro de formação, Alvaro Abreu se encantou com a manufatura do bambu em 1995, quando começou a produzir colheres, esculpindo-as com canivete a partir da fibra.
O trabalho desenvolvido ao longo deste período já foi exibido em locais como o Museu Vale (ES), o Museu da República (RJ), e o Museu Internacional do Design de Munique (Alemanha), que possui obras suas em acervo permanente.

Em uma das exibições das colheres na Europa, na 54ª Feira Internacional de Artesanato de Munique, em 2002, Hans Hansen tomou contato com as peças. Entre esse primeiro momento e o lançamento de “Alvaro Abreu – Bamboo” foram 10 anos de imersão do autor sobre a obra do artista brasileiro. O livro comemora os 50 anos de carreira do fotógrafo, especializado em imagens para publicidade e propaganda.


voltar