home
o museu
exposições
prêmio design
espetáculos
debates e palestras
educativo
arquivo ernani silva bruno
notícias
agenda
parceiros
sala de imprensa
fale conosco receba nossas newsletters
endereço
exposições
 Patrimônio da Metrópole Paulistana



A mostra, apresentada no MCB em dezembro de 2010, é baseada no livro homônimo da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho, com fotos da equipe do fotógrafo Iatã Cannabrava. Com coordenação de Mary Lou Paris, a exposição em Paranapiacaba apresenta uma seleção de 28 painéis e textos sobre os bens culturais da região metropolitana de São Paulo tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

O patrimônio cultural da cidade é constituído por todos os bens móveis e imóveis considerados importantes por questões históricas, arquitetônicas, artísticas ou articuladoras da memória e de valores paulistas, além de sítios e paisagens da natureza avaliados excepcionais por suas qualidades intrínsecas.
A mostra documenta a trajetória histórica desse patrimônio tombado. Da pequena povoação em torno do Colégio e da Companhia Jesuítica, aos bairros planejados do século XX, passando pela arquitetura bandeirista e as construções religiosas, típicas do período colonial, o visitante poderá conhecer o legado que várias gerações de brasileiros e estrangeiros deixaram na metrópole paulista.
voltar