home
o museu
exposições
prêmio design
espetáculos
debates e palestras
educativo
arquivo ernani silva bruno
notícias
agenda
parceiros
sala de imprensa
fale conosco receba nossas newsletters
endereço
exposições
Acervo Museu da Casa Brasileira
Século XVII

voltar
Mesa manuelina Mesa manuelina
Século 17, Portugal
Esta mesa exemplifica o estilo Manuelino, caracterizado pelo abandono da rusticidade em favor da profusão de detalhes e enfeites. Apliques de metal lembram as formas geométricas e rendilhadas da cultura muçulmana. A influência oriental chegou por meio da expansão ultramarina de Portugal. A madeira empregada é o carvalho.
Escabelo Escabelo
Século 17, Brasil
Derivado de modelos italianos e germânicos do século 16, este escabelo (pequeno banco) em cedro possui encosto recortado e entalhado em baixo relevo, mostrando um brasão com as iniciais MGS. Apesar de feito por meio de técnicas simples de encaixes, seu uso era nobre, destinado aos chefes de família e aos visitantes ilustres.
Armário de carvalho Armário de carvalho
Final do século 17, Portugal
Feito de carvalho, este móvel tem elementos decorativos entalhados próprios do estilo Renascença. O armário herdou a função da arca devido às vantagens que suas prateleiras apresentam para a guarda de documentos, louças, objetos e, mais tarde, para a guarda de roupas. Usado inicialmente nas igrejas e conventos, só no século 18 se fez presente nas casas.

voltar
Em exibição
Histórico