home
o museu
exposições
prêmio design
espetáculos
debates e palestras
educativo
arquivo ernani silva bruno
notícias
agenda
parceiros
sala de imprensa
fale conosco receba nossas newsletters
endereço
exposições
Acervo Museu da Casa Brasileira
Século XVII
Século XVIII
Século XIX
Século XX
Século XXI
A exposição Coleção Museu da Casa Brasileira apresenta o acervo institucional a partir de uma seleção de móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje. Compõem a mostra mobiliário de guarda, descanso, repouso, objetos e utensílios em diversos suportes (madeira, couro, tecido e metal, entre outros).

O acervo é agrupado por função, como dormir, guardar, ouvir, rezar, sentar e servir com a intenção de lançar um olhar sobre os conjuntos unidos por traços comuns. Sem a pretensão de estabelecer uma abordagem linear, os agrupamentos dão uma visão horizontal da coleção, permitindo refletir sobre as singularidades e semelhanças entre as peças que compõem o ambiente doméstico no Brasil.

A exposição permite ao visitante observar conjuntamente peças que denotam diversas influências, desde o banco Trumai, de origem indígena, até os móveis de estilo europeu. Ícones do design nacional também estão presentes, entre eles a poltrona Mole (1957), de Sergio Rodrigues; a cadeira Paulistano (1957), de Paulo Mendes da Rocha, vencedora do 1º Prêmio Design; e a cadeira Girafa (1987), de Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki.

A divisão por séculos disposta neste site revela em detalhes o acervo do MCB, como o escabelo do século 17, em cedro, é um dos itens mais antigos da coleção do museu. Nem todas as peças descritas a cada século estão em exibição. As fotos da coleção são de Rômulo Fialdini e Gal Oppido.


voltar
Em exibição
Histórico