Sobre

 

ACERVOS DO MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Acervo arquivístico

Composto pelo fichário dos Equipamentos da Casa Brasileira – Arquivo Ernani Silva Bruno, traz 28 mil fichas contendo relatos de viajantes, literatura ficcional, inventários de família e testamentos que revelam hábitos culturais da casa brasileira. Conheça:

VER FICHAS

Acervo museológico

O acervo museológico pode ser visitado em duas exposições de longa duração:

A Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB apresenta painéis fotográficos e textuais que correlacionam as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica.

A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu, construído entre 1942 e 1945, e sua inserção em um território da cidade que testemunhou grandes transformações urbanas na primeira metade do século 20.

Composta por obras que pertencem a Fundação Crespi-Prado e estão em comodato no MCB desde 2011, a ocupação do interior é retratada por fotografias, móveis e objetos que revelam hábitos do casal, como o de oferecer célebres jantares e colecionar objetos de arte como porcelanas e pratarias de diferentes regiões do mundo, ao lado de obras de Di Cavalcanti, Portinari e Brecheret.

Confira as obras em exposição nas mostras de longa duração do museu, sendo possível filtrar os itens por século e pelas coleções MCB ou FCP (Fundação Crespi-Prado):

VER OBRAS

 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h