Programação Fevereiro 2017

Carrilho da Graça: Lisboa

Abertura: 1º de fevereiro, quarta-feira às 19h30 – entrada gratuita | Visitação: até 19 de março

A exposição mostra o trabalho do arquiteto João Luís Carrilho da Graça e sua peculiaridade de priorizar o território e a topografia como o suporte de suas obras. Mais que um recorte de localidade ou de cronologia, as obras selecionadas mostram como o arquiteto pensa seus projetos a partir de sua “teoria do território”, que relaciona a influência da topografia com os percursos humanos e suas construções. O evento contará com uma palestra de Carrilho da Graça.

Realização: MCB
Apoio: República Portuguesa, DGArtes, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Consulado Geral de Portugal, Centro Cultural de Belém, Escola da Cidade
Patrocínio: Diasen, Grupo Pavigrés, Cimentos Supremo, Cimentos Secil, Everlux

Saiba mais

Coleção MCB – Novas doações

O MCB apresenta o trabalho de requalificação do acervo desenvolvido nos últimos oito anos de gestão do Museu pela A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros. Estão em exposição as novas peças recebidas em doação, dialogando com as mesmas tipologias já existentes no acervo. Uma linha do tempo mostra o desenvolvimento da coleção do Museu desde sua origem, e imagens do projeto “Casas do Brasil” ampliam o repertório sobre a diversidade do morar brasileiro.

Realização: MCB

Saiba mais

Pioneiros do Design Brasileiro: Anísio Campos

A 4ª edição da série que acompanha o Prêmio Design MCB mostra o trabalho de Anísio Campos, designer que criou mais de 15 automóveis entre 1960 e 2005. O painel com uma linha do tempo de seus projetos é acompanhado por uma miniatura de seu último carro, o 012.

Realização: Andrea Campos, Raquel Valadares,
Dagoberto Marques e MCB
Apoio: Insign

Saiba mais

Projeto Entre

Visitação: até 12 de fevereiro

Projeto de exploração do território feito em parceria entre MCB, Instituto Tomie Ohtake e o curso de design de móveis da Etec Guaracy Silveira na área entre as três instituições: a av. Faria Lima. O resultado das saídas investigativas está exposto em painéis no jardim do MCB.

Realização: MCB, Instituto Tomie Ohtake
e Etec Guaracy Silveira

Saiba mais

A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado

Exposição de longa duração

A exposição mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu, construído entre 1942 e 1945, e sua inserção em um território da cidade que testemunhou grandes transformações urbanas na primeira metade do século 20.

Saiba mais

Arquitetura de papel

4, 18 e 25 de fevereiro, sábados às 14h30
Inscrições gratuitas: agendamento@mcb.org.br | 11 3026-3913

A oficina propõe construções tridimensionais a partir de mapas de diferentes camadas da cidade de São Paulo, como topografia, hidrografia, história etc., tendo como inspiração o pensamento e a obra do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça.

Saiba mais

Desenho sua casa

2, 9, 16 e 23, quintas-feiras às 10h30

Em uma interação com os transeuntes na calçada em frente ao Museu, a artista Helena Kuasne desenha suas casas a partir de uma descrição ou uma fotografia. O original pode ser levado com o participante, e uma cópia é arquivada no MCB.

Saiba mais

Objetos circulantes

3, 10, 17 e 24, sextas-feiras às 10h30

Objetos de uso cotidiano selecionados pelo Educativo são emprestados por duas semanas ao público passante na calçada do Museu. Após esse período, o objeto deve regressar junto a uma imagem que o mostre em uso na casa do participante.

Saiba mais

Encontros no quintal

5 e 19, domingos às 15h

Encontros para trocar ideias e experiências no jardim do Museu a partir de temas sugeridos pelos educadores do MCB. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável.

Saiba mais

As palavras e as coisas

8 e 22, quartas-feiras às 10h30

A partir de relatos afetivos relacionados ao morar, as educadoras Selma Maria Kuasne e Beth Ziani elaboram transcrições poéticas com máquinas de escrever. Os textos datilografados podem ser levados pelos participantes.

Saiba mais

A casa estampada

14 e 21, terças-feiras às 13h

A artista Monica Schoenacker oferece noções básicas de serigrafia ao público passante na calçada do MCB, que pode estampar peças do acervo do Museu em panos de prato para levar para casa.

Saiba mais

A casa bordada

1º e 15 de fevereiro, quartas-feiras às 13h

A partir de imagens de peças do acervo do MCB e lembranças de objetos domésticos cotidianos, o público da calçada do MCB aprende noções básicas de bordado e pode fazer seu trabalho ou contribuir com um grande bordado coletivo.

Saiba mais

Loja do MCB

Terça a domingo, das 10h às 18h – Acesso gratuito

Especializada em design contemporâneo brasileiro, a Amma Store apresenta uma nova ambientação de seus produtos, com destaque para as criações exclusivas para a loja.

Saiba mais

Restaurante

Buffet de almoço – de terça a sexta, das 12h às 15h;
sábados e domingos, das 12h às 17h

Comandado pela chef Morena Leite, o Santinho serve os sabores da casa brasileira em buffet, pratos à la carte e lanches nos almoços de terça a domingo.

Saiba mais

   
Museu da Casa Brasileira
Organização Social de Cultura
Av. Faria Lima, 2705 | São Paulo | 11 3032 3727
Visite nosso site www.mcb.org.br
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 8,00 - Meia-entrada: R$ 4,00
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / bicicletário